O melhor pedaço da Maçã.

Modelo de iMac G3 já tinha tela sensível ao toque funcional em… 1999!

iMac G3 com tela sensível ao toque da Elo Touch Solutions

Por mais que a Apple já tenha rechaçado múltiplas vezes a ideia de um Mac com uma tela sensível ao toque, os rumores acerca dessa possibilidade nunca pararam de surgir. Além de patentes ressuscitarem esse assunto de tempos em tempos, o badalado jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, falou no começo deste ano sobre a possibilidade de vermos um MacBook Pro com esse tipo de tecnologia em 2025 — o que só jogou ainda mais lenha na fogueira.

Publicidade

Tenham esses rumores um fundo de verdade ou não, o fato é que esse suposto computador estará longe de ser o primeiro Mac touchscreen já feito caso ele realmente seja lançado um dia — pelo menos se você também considerar modificações de modelos antigos.

Acreditem ou não, um dos primeiros computadores da Maçã a contar com uma tela sensível ao toque foi o… iMac G3, de 1998! Sim, o icônico all-in-one que basicamente salvou a Apple da falência quase 30 anos atrás já foi equipado com esse tipo de tecnologia e conseguia até mesmo detectar diferentes níveis de pressão — coisa que só foi replicada pela Maçã com o finado 3D Touch.

Falo especificamente dos iMacs G3 personalizados, em 1999, pela empresa americana Elo Touch Solutions, que vendia computadores através do antigo programa Value Added Reseller, da própria gigante de Cupertino. Recentemente, esses modelos voltaram aos holofotes graças a um vídeo do YouTuber Michael MJD, que conseguiu colocar as mãos em um exemplar totalmente funcional.

YouTube video

Segundo MJD, o iMac G3 em questão conta com um sistema que usa ondas de som acústicas para determinar em que lugar da tela o usuário está tocando, em vez de adicionar mais alguma camada ao display — como é o caso da maioria das touchscreens modernas. Ele também vem com uma versão modificada do Mac OS 8.6 que permite selecionar itens, dar toques duplos e até mesmo arrastar elementos.

Publicidade

Esses computadores eram vendidos para serem usados em quiosques e custavam cerca de US$1.600 na época, o que explica a sua raridade. Embora rudimentar, a solução funciona muito bem, especialmente para um computador do final dos anos 1990.

Muito bacana, não?

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Displays do Vision Pro podem entregar taxas de atualização de até 100Hz

Próx. Post

Apple Store Online chegará ao Chile na próxima semana [atualizado]

Posts Relacionados