O mercado é realmente algo imprevisível — e curioso.
Desde o lançamento do HomePod, em 2018, a Apple nunca se gabou das vendas do seu alto-falante inteligente pois não havia nada do que se vangloriar, já que o dispositivo nunca foi um sucesso comercial.
A Maçã, então, seguiu a tendência das suas rivais e decidiu lançar o HomePod mini — menor e mais barato — no ano passado, cujas vendas também não explodiram. Logo em seguida, ela descontinuou o HomePod original — e talvez essa foi a grande jogada, de acordo com uma nova pesquisa da Omdia sobre vendas de smart speakers no segundo trimestre deste ano.
De acordo com os dados, a Apple comercializou quase 2,5 milhões de HomePods — um crescimento de 180% em relação ao mesmo período do ano passado, quando as vendas não haviam alcançado nem 1 milhão de unidades.
Certamente o HomePod mini contribuiu para o crescimento nas vendas, mas a Omdia também destaca que a descontinuação do HomePod original provavelmente causou um pico nas vendas do alto-falante inteligente.
A descontinuação do HomePod original pode ter contribuído para o pico de crescimento, já que os entusiastas da Apple correram para comprar o estoque restante.
Ainda segundo a pesquisa, a participação da Apple nesse mercado também viu um bom crescimento, saindo de 9,6% no primeiro semestre de 2020 para 21% no mesmo período deste ano — um crescimento de 245%.
Por fim, a Omdia aponta que o futuro do mercado é positivo para a Apple, mas alerta que um novo modelo da linha de HomePods pode ser necessário “para manter o crescimento visto no último ano”.
via 9to5Mac