Em sua última pesquisa, concluída em 23 de setembro, a firma ChangeWave Research entrevistou 4 mil pessoas acerca de intenções de compra de smartphones nos próximos 90 dias e satisfação com seus gadgets atuais. O resultado revelou praticamente um empate entre as plataformas da Apple e do Google:
Mesmo caindo 12 pontos percentuais em relação a junho, o iPhone continuou (tecnicamente) em primeiro lugar, com 38% das intenções de compra, enquanto o Android cresceu 7 pontos no mesmo período, ficando logo atrás com 37%. O BlackBerry, da Research In Motion, apresentou uma subida ínfima de 1 ponto, para 6%, enquanto o Windows Mobile apresentou igual queda, estando agora com só 1% das intenções. O webOS, talvez por agora pertencer à HP, não pontuou em duas pesquisas seguidas.
Em termos de satisfação dos consumidores, porém, o iOS continua com uma boa vantagem sobre o Android: 74% dos clientes da Apple disseram estar muito satisfeitos com seus smartphones, enquanto 65% afirmaram o mesmo a respeito dos aparelhos com o sistema operacional do Google. Que fique registrado, porém, a diferença de ambos para o terceiro colocado (ironicamente, o webOS), que detém menos da metade da pontuação do segundo.
De certa forma, a queda nas intenções de compra do iPhone provavelmente refletem um esfriamento após a chegada do seu último modelo. Enquanto isso, outras fabricantes continuam trabalhando na produção de novos smartphones, seja em parceria com o Google ou com operadoras locais — caso você não saiba, não é porque um aparelho usa o Android que ele leva algum lucro para a gigante de Mountain View.
[via Macworld]