O melhor pedaço da Maçã.
Câmeras traseiras do iPhone X

Apple estaria interessada na tecnologia de câmeras 3D da Sony

A Sony é uma das empresas mais proeminentes na área de tecnologia para câmeras de smartphones do mundo e, além de concorrentes no mercado móvel, a fabricante japonesa e a Apple também são parceiras na produção de iGadgets.

Publicidade

Dessa parceria, comentamos em agosto passado que os próximos iPhones poderão contar com um sensor de 48MP da Sony e, em 2017, trouxemos um rumor de que o iPhone 8 poderia ser equipado com um laser 3D nas câmeras traseiras.

Ainda que essa tecnologia não tenha sido implementada nesse modelo do gadget, isso não significa que ela foi abandonada — muito pelo contrário, ela continua em desenvolvimento e a Apple parece estar interessada mais do que nunca nela, como divulgou a Bloomberg.

De acordo com o gerente da Sony responsável pela produção dessa tecnologia, Satoshi Yoshihara, a empresa aumentará a produção da próxima geração de sensores 3D depois de receber o interesse de “várias fabricantes de smartphones” — o que pode, quem sabe, incluir a Apple.

Mas a Apple já não utiliza uma tecnologia 3D na câmera TrueDepth? Sim. Acontece que o hardware dos iPhones com Face ID utiliza a luz estruturada (VCSEL1Vertical-cavity surface-emitting laser, ou laser de emissão de superfície de cavidade vertical.) para projetar milhões de pontos sobre o rosto do usuário e autenticar diversas tarefas no dispositivo.

A tecnologia da Sony, por outro lado, é constituída de um sistema que gera uma medida de tempo de voo (TOF2Time of Flight.) capaz de criar mapas de profundidade e calcular o tempo que raios laser infravermelhos levam para chegar a um objeto e voltar. Segundo Yoshihara, a tecnologia TOF é mais precisa que a luz estruturada e pode operar a distâncias maiores.

Essa tecnologia poderá, ainda, equipar as câmeras traseira dos iPhones (além do sistema TrueDepth, é claro), com a Sony iniciando a produção em massa já nos próximos meses para atender à demanda. Para o analista Ming-Chi Kuo, no entanto, essa tecnologia não estará disponível nos iPhones que serão lançados no segundo semestre de 2019, conforme já comentamos.

Independentemente da dúvida se essa tecnologia equipará os próximos iPhones ou não, a Sony também está desenvolvendo-a para outros usos, como os jogos, nos quais será possível levar a realidade aumentada para um outro nível. Vem coisa boa por aí.

Notas de rodapé

  • 1
    Vertical-cavity surface-emitting laser, ou laser de emissão de superfície de cavidade vertical.
  • 2
    Time of Flight.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iTunes Store faz promoção de coleções de filmes a preços especiais

Próx. Post

Anatel homologa versão atualizada do Magnetic Charging Dock para Apple Watch

Posts Relacionados