O melhor pedaço da Maçã.

Android tem usuários mais leais que o iOS, revela pesquisa

Migrando do Android para o iOS

Há alguns meses, comentamos aqui sobre como a Apple era campeã em lealdade dos usuários em quase todos os segmentos nos quais atua; aquela pesquisa, entretanto, englobava apenas hardware. E quando o assunto são sistemas operacionais? Bom, de acordo com este novo levantamento [PDF] da Consumer Intelligence Research Partners (CIRP), a Maçã tem uma pequena desvantagem no mundo móvel.

Publicidade

Ao longo de 2017 — e considerando dados relativos apenas aos EUA —, o Android obteve uma taxa de lealdade de 91%, enquanto o iOS ficou em 86%. Ambos são índices bem altos, porém o mais interessante é notar que a superioridade do robozinho verde no quesito é intocada já há alguns anos, como podemos ver no gráfico abaixo:

Pesquisa da CIRP sobre lealdade no iOS e Android

A taxa de lealdade, na métrica da CIRP, é definida como a porcentagem de consumidores que ficou com o sistema operacional que utilizava anteriormente na compra de um novo smartphone durante os 12 meses de 2017. As pesquisas da firma sobre o assunto são realizadas a cada trimestre, e as taxas, como podemos ver na imagem acima, apresentam variações bem pequenas ao longo do tempo.

Os pesquisadores explicam o que causa esse “marasmo”:

Publicidade

A lealdade dos consumidores está tão alta como sempre vimos, com 85-90% em todos os pontos. Com somente dois sistemas operacionais móveis a esse ponto, parece que os consumidores agora escolhem um, aprendem a usá-lo, investem em aplicativos e armazenamento, e ficam com ele. Agora, a Apple e o Google precisam descobrir como vender produtos e serviços para essas bases leais de consumidores.

A vantagem do Android, aqui, pode ser explicada por alguns fatores, como explicou a CIRP. A principal delas, claro, é o número muito maior de aparelhos e marcas disponíveis para esses usuários escolherem. Apesar disso, é bom ter em mente que, mesmo com o sistema do Google ganhando em taxa de lealdade, tem mais gente indo do Android para o iOS do que vice-versa por um simples motivo: base de usuários.

Nós sabemos que o Android tem uma base de usuários maior que o iOS, e, por causa dessa maior base, o número absoluto de usuários que vai do Android para o iOS é tão grande quanto ou maior que o número absoluto de usuários que vai do iOS para o Android. Olhando para os números absolutos de usuários dessa forma ajuda a entender a afirmação de que o iOS ganha mais usuários do Android que vice-versa.

Por isso, o desafio das duas empresas agora, além de conquistar ainda mais os usuários que já têm, é capturar essa pequena taxa de consumidores dispostos a trocar de plataforma. Cada uma das gigantes está se esforçando para aprimorar seus respectivos produtos e a briga nos próximos anos será muito boa — será que veremos mudanças nestes índices? Eu mal posso esperar para ver.

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções do dia na App Store: HazeOver, Super Mario Run, FileBot e mais!

Próx. Post

Filme da semana: alugue “Mulher Maravilha”, com Gal Gadot, por R$9,90!

Posts Relacionados