O melhor pedaço da Maçã.

Chuva danifica iPhone 11 e Apple Brasil terá que ressarcir cliente

iPhone 11 resistente a água

Aqui no MacMagazine, já noticiamos dezenas de casos envolvendo condenações da Apple no Brasil no que diz respeito a iPhones que entram em contato com água.

Publicidade

O caso mais recente a vir à tona é do Distrito Federal, onde a 1ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) condenou a subsidiária brasileira da Maçã (Apple Computer Brasil Ltda.) a reembolsar o valor pago por um cliente em um iPhone 11.

Segundo o processo, o consumidor adquiriu o aparelho em setembro de 2020. Ainda com a garantia vigente, em junho do ano seguinte, ele acabou sendo surpreendido por uma chuva que acabou molhando o dispositivo. Após deixar o iPhone secar durante a noite, ele percebeu que a câmera do aparelho estava turva e o reconhecimento facial (Face ID) já não estava mais funcionando.

Após levar o celular a uma assistência técnica autorizada, o cliente foi informado de que a garantia não cobriria defeitos causados pela exposição à umidade. O orçamento para o conserto, portanto, seria de R$3.199.

Publicidade

O desembargador relator Carlos Pires Soares Neto destacou, em seu voto, que o site da Apple deixa claro que modelo em questão possui resistência a respingos, água e poeira, foi testado em condições controladas em laboratório e classificado como IP68. Além disso, de que tal resistência não é permanente e que pode diminuir com o tempo e mostrar que danos decorrentes de contato com o líquido não estariam incluídos na garantia.

Apesar disso, o magistrado considerou essa informação como insuficiente, junto à certificação IP68 e as fotos de divulgação do aparelho no site da Apple. Isso, então, faz o consumidor crer que comprou um aparelho resistente a água em qualquer situação.

Embora a informação seja clara, no sentido de que o dano oriundo do contato do aparelho celular com líquido não esteja incluído na garantia, a informação é insuficiente no que tange ao modo de usar o respectivo aparelho em contato com a água, faltando informações sobre a qualidade e característica da água (como, por exemplo, doce e/ou salgada), profundidade, tempo e condições adversas.

Durante o processo, a Apple teria alegado que o problema citado pelo consumidor teria sido causado devido ao mau uso do aparelho — o que deveria ser feito através da apresentação da excludente de responsabilidade por culpa exclusiva da vítima, conforme determinação do Código de Processo Civil, o que não teria sido feito.

Publicidade

Então, por unanimidade, a turma decidiu que a Apple deveria restituir o valor pago pelo consumidor no iPhone, além de ficar com o iPhone 11 danificado.

dica do Marcel Santos Mutim, via @direitonews

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple estaria trabalhando em iMac com tela de mais de 30″, diz Mark Gurman

Próx. Post

Novas regras para o Oscar de Melhor Filme podem afetar Apple

Posts Relacionados