O melhor pedaço da Maçã.
Samsung Galaxy S9

Benchmarks dos Galaxies S9 e S9+ impressionam, mas perdem para os iPhones 7, 8 e X [atualizado]

Ninguém duvida que os recém-anunciados Samsung Galaxy S9 e S9+ são verdadeiras bestas do processamento — aliás, qualquer fabricante que lançasse um carro-chefe que não cumprisse bem esse papel em pleno 2018 estaria dando um baita tiro no pé, que dirá a (por vezes) líder mundial do segmento. O fato é que, ao menos na dura frieza dos números, parece que as novas estrelas sul-coreanas não alcançaram seus maiores concorrentes em termos de performance.

Publicidade

De alguma forma, o AnandTech conseguiu publicar benchmarks preliminares dos novos aparelhos da Samsung já no artigo de apresentação da dupla — o que é impressionante considerando que os dispositivos só entrarão em pré-venda amanhã e só chegarão às mãos dos consumidores daqui a algumas semanas. Os números provam não só que a Apple mantém uma certa folga no poder bruto dos seus processadores, como mostram que haverá uma diferença não desprezível no desempenho dos dois “tipos” de S9 e S9+ que serão postos no mundo.

Como vocês devem saber, a Samsung adota uma estratégia pouco ortodoxa de produzir aparelhos idênticos, mas com processadores diferentes dependendo da região. Para o S9, uma versão trará o chip Exynos 9810, produzido pela própria sul-coreana, enquanto a outra será equipada pelo Snapdragon 845, da Qualcomm — este segundo modelo é o que pousará no Brasil, nos Estados Unidos e em alguns outros territórios. Aparentemente, ele é também o menos potente dos dois.

Geekbench single core - AnandTech

Os benchmarks mostram que a versão do S9 equipada com o chip Exynos atingiu 3.734 pontos na medição de núcleo único, enquanto a versão com Snapdragon ficou nos 2.718 pontos. Nenhum dos dois scores foi suficiente para superar a medição do chip A11, da Apple, que marcou 4.630 pontos no mesmo teste; mais surpreendente ainda é ver que mesmo o chip A10, já com mais de um ano de idade, supera os novos aparelhos da Samsung, com 4.007 pontos — as medições em ponto de flutuação dos processadores varia ligeiramente, mas apresenta proporções parecidas.

Publicidade

Obviamente, algumas considerações precisam ser feitas aqui antes que saiamos declarando os iPhones mais recentes como os celulares mais rápidos do mundo. Em primeiro lugar, ainda não temos os números dos benchmarks de múltiplos núcleos, que é onde a Samsung costuma deixar a Apple comendo poeira (estamos falando de chips octa-core, afinal) — e sim, para os (poucos) aplicativos que oferecem otimização para processadores multi-core, isso faz toda a diferença do mundo.

Outro ponto, ainda mais importante, é aquele que nós mesmos repetimos à exaustão naquela época lá pelo início da década, quando as fabricantes do Android resolveram trabalhar e fizeram foguetes que deixavam os iPhones contemporâneos no chinelo em todos os benchmarks: números nunca contam a história toda. Para termos uma real ideia da performance dos Galaxies S9 e S9+, teremos que aguardar muitos testes do mundo real, muitas ponderações e análises.

Publicidade

De qualquer forma, acredito que seja qual for a escolha das pessoas — iPhone, Galaxy ou seja lá o que for —, a nova safra de smartphones tem tudo para agradar em todos os aspectos. Eu estou ansioso, e vocês?

via AppleInsider

Atualização 09/03/2018 às 18:50

O site Tom’s Guide publicou recentemente seus próprios achados após os testes próprios de benchmarks e de uso real dos Galaxies S9/S9+. O veredito? Não muito diferente do publicado pelo Ars Technica, acima.

Benchmark do Tom's Guide comparando o Galaxy S9+ com o iPhone X e outros aparelhos

O benchmark de múltiplos núcleos, que nós ficamos sem ver na análise anterior e eu especulei que daria uma vantagem ao dispositivo da Samsung, foi favorável ao iPhone X: o aparelho da Apple conquistou uma pontuação de 10.357, enquanto o Galaxy S9+ ficou com 8.295.

Publicidade

Enquanto isso, nas chamadas medições “reais” — onde os analistas cronometram o tempo de tarefas similares em vários aparelhos — o iPhone X também ficou na dianteira. No processo de converter um vídeo de dois minutos da resolução 4K para 1080p, no Premiere Clip, o aparelho da Apple marcou 42 segundos, enquanto o S9+ precisou de 2 minutos e 32 segundos para a mesma tarefa. Para abrir o jogo Injustice 2, o iPhone levou 13 segundos; o mais novo sul-coreano precisou de mais de 20.

Benchmark do Tom's Guide comparando o Galaxy S9+ com o iPhone X e outros aparelhos

O Galaxy S9+ superou o iPhone X na área dos gráficos, entretanto: no teste Sligh Shot, da 3DMark, o aparelho da Samsung conquistou uma pontuação de 5.793, contra 3.998 do filho de Cupertino.

É bom notar que, mesmo atrás do iPhone na maioria das medições, o Galaxy S9+ foi o campeão incontestável de todos os testes se considerarmos apenas o universo Android; ou seja, se você está do lado do robozinho nessa vida, certamente demorará um tempo até que apareça um aparelho mais capaz que as novas criações da Sammy.

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple patrocina evento israelense focado em inteligência artificial; Tim Cook se torna copresidente de evento chinês

Próx. Post

Apple encomenda série de suspense do diretor M. Night Shyamalan; Carol Trussel é a mais nova chefe de produções da empresa

Posts Relacionados