O melhor pedaço da Maçã.

watchOS 9 é lançado com app Medicamentos, Estágios do Sono, novos mostradores e mais!

watchOS 9

Tem um Apple Watch Series 4 ou mais recente? Então prepare-se para baixar o watchOS 9, que acaba de ser disponibilizado pela Apple!

Publicidade

Com a compilação 20R361 (a mesma da versão Release Candidate), o novo sistema dos relógios chegou com diversos aprimoramentos de recursos que já existiam, mas também com muitas novidades. Vamos conferir?

Novos mostradores

No watchOS 9, uma variedade maior de mostradores chegaram, a saber: o Metropolitano, em que você pode personalizar os números no mostrador; o Recreio é uma colaboração com a artista Joi Fulton; o Astronomia aproveita o tamanho da tela para mostrar a cobertura de nuvens pelo mundo; e, por fim, o Lunar, que é muito bacana e mostra uma contagem do tempo de acordo com as fases da Lua (com opções de calendário chinês, hebraico e islâmico).

Além disso, a Apple também atualizou o Mostrador Retrato, que agora funciona com retratos de animais de estimação, assim como poderá personalizar os mostradores Modular Compacto, Infográfico ModularGG com cores e gradientes.

Publicidade

Uma outra boa notícia é que os antigos mostradores da Nike — que só estavam disponíveis para o Apple Watch Nike — agora estão liberados para todos, conforme já divulgamos.

App Medicamentos

Um novo aplicativo está no relógio, nessa atualização: o Medicamentos. Com ele, é possível cadastrar e receber notificações de todos os remédios, vitaminas e suplementos que você precisa tomar — e registrar quando o fizer.

Nos Estados Unidos (por enquanto apenas lá), também é possível usufruir de informações que auxiliam o usuário a não misturar remédios e evitar complicações. Os dados são sincronizados com o aplicativo Saúde (Health) no iPhone, onde os usuários podem obter mais informações sobre seus medicamentos.

Estágios do Sono e Saúde

Em versões anteriores, o relógio da Maçã já permitia monitorar o sono, mas no watchOS 9 é possível acessar a nova função Estágios de Sono. Com ela, você verifica quanto tempo permaneceu nos estágios de sono REM, essencial e profundo, além dos momentos em que pode ter acordado. Ademais, o app Saúde no iPhone mostra gráficos e métricas de sono em conjunto às métricas de frequência cardíaca e ritmo da respiração, entre outras informações.

O monitoramento de fibrilação atrial (AFib) no aplicativo de ECG também ganhou melhorias. Agora, é possível acessar um histórico, que pode ser compartilhado com os médicos e auxiliar a rastrear e detalhar a sua condição cardíaca.

Exercícios e esportes

Como já contamos aqui, o watchOS 9 recebeu diversas novas métricas para atletas e também algumas novidades para quem pratica exercícios, principalmente aos assinantes do Fitness+.

Agora, será possível criar novas visualizações de treino, ajustando entre exercícios e intervalos. No app Fitness, agora aparecem mais informações na tela enquanto você treina e ficou mais fácil conferir as informações: basta você girar a Digital Crown para conferir métricas como círculos de Atividade, Potência, Elevação e — a novidade dessa versão — as Zonas de Batimentos Cardíacos, para monitorar a intensidade de um treino.

Publicidade

Com treinos do Fitness+, agora será possível visualizar as informações e métricas do seu Watch em tempo real não só em uma Apple TV, como também em uma smart TV compatível com AirPlay ou em um iPhone. Avisos sobre a intensidade do treino também aparecerão, para trazer motivação e inspiração.

Essa atualização também trouxe diversos novos recursos para os atletas, oferecendo mais precisão graças à combinação de diferentes sensores do Watch como o acelerômetro, de modo a monitorar movimentos, elevação, entre outros aspectos.

Para nadadores, por exemplo, agora o Watch detecta automaticamente o uso da prancha como um novo tipo de braçada durante os treinos de Nado em Piscina. Além disso, eles podem medir a pontuação SWOLF — uma métrica usada para acompanhar o rendimento na natação — a cada série.

Para corredores, o aplicativo Fitness oferece mais dados. Praticantes receberão feedback instantâneo para saber se estão no ritmo correto para atingir sua meta, além de poderem acessar métricas de corrida como Comprimento do Passo, Tempo de Contato com o Chão e Oscilação Vertical às suas Visualizações de Exercício. A fim de estar sempre aprimorando, os corredores também poderão rever sua corrida, a rota que fizeram e quanto tempo levou.

O watchOS 9 também ganhará um recurso que só estará disponível em uma atualização futura. Caso você faça treinos frequentes de Corrida ao Ar Livre ou Bicicleta, será possível desafiar a você mesmo(a), isto é, o seu tempo mais recente ou o seu melhor resultado. Assim, você está sempre tentando bater seu próprio recorde.

Junto a tudo isso, ainda há uma novidade para triatletas: há um novo tipo de treino Multiesporte que identifica e alterna automaticamente entre treinos de natação, ciclismo e corrida.

Outras novidades

Por fim, alguns detalhes no sistema ou novos recursos menores — mas igualmente bacanas — também merecem ser mencionados. O Modo Pouca Energia, que já existe faz tempo nos iPhones, também está chegando aos relógios da Maçã, junto a chamadas de VoIP em apps de terceiros (CallKit).

As pequenas porém facilitadoras novidades incluem os modos de Foco, que agora podem ser definidos para diferentes mostradores de relógio, e os banners de notificação estão mais discretos quando você estiver mexendo no Watch. E uma ótima novidade para nós, brasileiros, é que o Watch também ganha um teclado preditivo com suporte ao português e a mais cinco línguas.

Em relação aos aplicativos, agora é possível criar novos eventos no app Calendário diretamente no Watch, podendo navegar entre os dias e semanas. Já no app Podcasts, a busca foi aprimorada, facilitando o encontro de programas e episódios. A Bússola também foi redesenhada e agora permite visualizações com zoom, marcações de posição e mais.

Os aplicativos ativos em segundo plano agora são priorizados no Dock, para ficar mais rápido voltar neles. E para as crianças cujos pais configuram um Apple Watch, agora é possível acessar o app Podcasts, o app Casa e várias chaves digitais armazenadas no aplicativo Carteira.

Em acessibilidade, os relógios agora trazem um novo movimento de pinçar duas vezes para iniciar um exercício ou fotografar. Além disso, o recurso de Espelhamento do Apple Watch permite que o relógio seja controlado pelo iPhone usando o AirPlay, o que facilita o uso de recursos como o Controle Assistivo e o Controle de Voz.

Com o watchOS 9, a Apple está adicionando um novo recurso de recalibração de bateria para os Apple Watch Series 4 e Series 5. A recalibração resultará em uma estimativa mais precisa da capacidade máxima do componente.

O watchOS 9 traz novas formas incríveis de você se manter em atividade, saudável e em conexão com o Apple Watch. Você tem novas maneiras de treinar e medir seus exercícios, um app Bússola com design totalmente novo, um novo app para monitorar seus medicamentos, um acompanhamento do sono mais poderoso — agora incluindo estágios do sono — e mais conhecimento e apoio para a saúde do seu coração, caso você tenha fibrilação atrial.

Mostradores

  • O mostrador Astronomia agora revela a cobertura das nuvens e o mapa estrelar atual
  • O mostrador Lunar inclui um calendário chinês, hebraico ou islâmico ao redor de uma lua com renderização em tempo real das fases da lua
  • O mostrador Hora de Brincar inclui números animados criados pelo artista de Chicago Joi Fulton, com opções de edição das cores de fundo
  • O Metropolitano é um mostrador de relógio orientado pela tipografia, com números personalizados que mudam dinamicamente em estilo e peso conforme você gira a Digital Crown
  • Os mostradores Nike Analógico, Nike Bounce, Nike Compacto, Nike Digital e Nike Híbrido, todos com o logotipo da Nike tocável que inicia o app Nike Run Club, agora estão disponíveis em mais modelos do Apple Watch
  • Complicações elaboradas, opções de texto em chinês e editor de cor de fundo disponíveis nos mostradores Califórnia, Modular, Tipografia e mais
  • O mostrador Retratos agora é compatível com retratos de cães e gatos e de paisagens, com a possibilidade de personalizar a cor do fundo ou toda a foto
  • Possibilidade de escolher o mostrador exibido quando um Foco está ativado

Exercício

  • Possibilidade de personalizar e percorrer várias Visualizações de Exercício durante um treino, incluindo Voltas, Segmentos, Círculos de Atividade e mais
  • A visualização das Zonas de Batimentos usa os batimentos máximos e em repouso para criar zonas personalizadas, além de exibir o tempo gasto em casa zona
  • A visualização Elevação mostra a elevação atual e o ganho de elevação, além de mapear o seu progresso de elevação durante exercícios de Corrida ao Ar Livre, Bicicleta ao Ar Livre, Cadeira de Rodas em Ritmo Acelerado, Trilha, Caminhada ao Ar Livre e Cadeira de Roda em Ritmo Normal
  • A visualização Potência de Corrida, medida em watts, mostra uma medição instantânea da potência gerada durante a corrida (Apple Watch SE, Apple Watch Series 6 e posteriores)
  • Métricas de Corrida como Tamanho do Passo, Tempo de Contato com o Chão e Oscilação Vertical estão disponíveis nas Visualizações de Exercício para monitorar e estabelecer a tendência da eficiência de corrida (Apple Watch SE, Apple Watch Series 6 e posteriores)
  • Com o Exercício Personalizado, você pode criar Exercícios com séries recorrentes que podem ser baseadas em tempo, distância ou sem meta, com avanço automático ou manual para a próxima série
  • O Marcador de Ritmo proporciona uma experiência de treinamento que ajuda a manter o ritmo desejado através de alertas e uma visualização dedicada do exercício
  • O Exercício Multiesporte é compatível com treinos de duatlo ou triatlo, com detecção automática de Nado em Águas Abertas/Nado em Piscina, Bicicleta Interna/Ao Ar Livre, Corrida Interna/Ao Ar Livre e transições para a próxima etapa
  • É possível personalizar alertas do exercício para métricas como ritmo, potência, cadência e zonas de batimentos
  • Os exercícios de Nado em Piscina detectam automaticamente o uso da prancha
  • Métrica SWOLF de eficiência do nado, calculada como a contagem de braçadas somada ao tempo para completar a volta

Fitness+

  • Orientação dos treinadores exibida na tela, incluindo metas de Intensidade, remadas por minuto para Remo, revoluções por minuto para Bicicleta e porcentagem de inclinação para Esteira
  • Orientação dos treinadores e métricas pessoais de preparo físico exibidas na tela para TVs e dispositivos de terceiros compatíveis

Bússola

  • Novo design do app Bússola, com informações mais aprofundadas e visualizações ampliáveis (Apple Watch SE, Apple Watch Series 5 e posteriores)
  • O mostrador principal é compatível com a exibição de uma bússola analógica e de uma visualização digital da direção e do rumo atuais
  • A visualização ampliada oferece a exibição analógica do rumo juntamente com a elevação, inclinação e as coordenadas
  • Os Pontos Intermediários da Bússola permitem marcar sua posição ou ponto de interesse (Apple Watch SE, Apple Watch Series 6 e posteriores)
  • O recurso Retraçar usa o GPS para traçar o seu caminho de volta, caso você se perca ou perca a orientação (Apple Watch SE, Apple Watch Series 6 e posteriores)

Sono

  • O monitoramento dos estágios do sono usa dados do acelerômetro e do sensor de batimentos para detectar o tempo que a pessoa passa em cada estágio do sono, como REM, Essencial e Profundo, bem como acordada
  • O gráfico de comparações oferece uma visualização dos batimentos e da frequência respiratória, juntamente com o tempo que a pessoa passa dormindo, no app Saúde no iPhone

Medicamentos

  • Possibilidade de registrar os medicamentos esporádicos e agendados, incluindo a quantidade e o horário de uso
  • Possibilidade de ver a agenda de medicamentos e o que você registrou para o dia
  • Lembretes para registrar medicamentos agendados
  • Complicação Medicamentos para ver a agenda ou abrir rapidamente o app

Histórico de Fibrilação Atrial

  • Notificações semanais com uma estimativa da porcentagem do tempo que você teve episódios de fibrilação atrial durante a semana anterior
  • Os destaques mostram qual dia da semana e hora do dia a fibrilação atrial foi mais alta
  • Monitoramento no app Saúde no iPhone de fatores de estilo de vida que podem influenciar o tempo com fibrilação atrial, incluindo Exercício, Sono, Peso, Consumo de Álcool e Minutos de Atenção Plena
  • PDF compartilhável para propiciar conversas mais embasadas com prestadores de serviços de saúde
  • Auxílio para pessoas com mais de 22 anos que tenham o diagnóstico de fibrilação atrial

Configuração Familiar

  • O app Podcasts agora está disponível e inclui a capacidade de buscar, baixar, seguir episódios e explorar conteúdo selecionado
  • Compatibilidade com e-mails de terceiros estendida para Yahoo e Outlook
  • Agora é possível editar e compartilhar fotos de contatos

Acessibilidade

  • Ações Rápidas expandidas, com AssistiveTouch para reproduzir e pausar na seção Reproduzindo, pausar e retomar no app Exercício, tirar uma foto usando o Controle da Câmera e alternar entre a exibição de mapa e navegação ponto a ponto no app Mapas
  • Emparelhamento do teclado Bluetooth com o Apple Watch
  • O Espelhamento com o Apple Watch permite que você controle o relógio remotamente via AirPlay no seu iPhone emparelhado e é compatível com tecnologias assistivas como Controle por Voz ou Controle Assistivo, como uma alternativa a tocar na tela do Apple Watch

Outros recursos e melhorias:

  • Para prolongar o uso da bateria, o Modo Pouca Energia mantém os principais recursos do Apple Watch, enquanto desativa temporariamente determinados recursos usados em segundo plano, como a tela sempre acesa e as notificações da saúde do coração
  • A compatibilidade com roaming internacional possibilita a conexão contínua à rede celular em viagens para o exterior (Apple Watch SE, Apple Watch Series 5 e posteriores)
  • Expansão dos idiomas de teclado, incluindo francês, alemão, italiano, japonês, português e espanhol. Disponível no Apple Watch Series 7 e posteriores
  • O ajuste de segurança nas comunicações no Tempo de Uso possibilita que os pais ativem avisos para as crianças quando elas receberem ou tentarem enviar fotos contendo nudez no app Mensagens
  • As notificações de desvio de ciclo alertam você caso os ciclos menstruais registrados mostrem um padrão de menstruações infrequentes, irregulares, prolongadas ou sangramento persistente
  • Nova métrica de Recuperação Cardiovascular estimada pelo Apple Watch disponível no app Saúde
  • O app Lembretes foi atualizado e passou a aceitar edições, para que você possa adicionar detalhes fundamentais, como localização, etiquetas e prazos
  • O novo design do app Calendário auxilia na criação de novos eventos, com a possibilidade de alternar entre visualizações de dias, listas e semanas
  • Experiência aprimorada com o app Podcasts, com compatibilidade para buscar, seguir e deixar de seguir episódios, e descobrir conteúdo novo na seção Ouvir Agora
  • O Dock foi atualizado para mostrar, na parte superior, os apps em execução em segundo plano
  • As notificações têm um novo design e agora são mostradas em um banner mais simples e leve durante o uso ativo do Apple Watch

Como instalar?

A forma mais simples de aplicar a atualização ao seu relógio é, no próprio dispositivo, abrir os Ajustes e navegar até Geral » Atualização de Software. O update provavelmente já aparecerá por lá e você poderá fazer a instalação rapidamente.

A outra forma é usar o iPhone emparelhado ao Apple Watch. Certifique-se de que o relógio esteja carregado (no mínimo 50% de bateria) e, no iPhone em questão, acesse o app Watch; nele, dirija-se à seção Meu Relógio » Atualização de Software. Lá, você pode selecionar o update, aguardar o download e a instalação — lembrando que, para essa parte final, o Watch precisa estar conectado à energia.

É bom lembrar que, caso você tenha as atualizações automáticas ativadas para o Watch, não há necessidade de se preocupar com nada disso, já que o update é aplicado automaticamente assim que disponível. E também não há necessidade de se preocupar com backups, já que uma cópia do watchOS é salva no iPhone para o caso de qualquer problema.


E então, pronto para levar as novidades ao seu relógio?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iOS 16 está agora disponível com nova tela bloqueada e mais!

Próx. Post

tvOS 16 é liberado para Apple TVs HD e 4K; novo Software do HomePod também está disponível

Posts Relacionados