O melhor pedaço da Maçã.
Foto de Nubelson Fernandes no Unsplash
Tempo de Uso no iPhone

5 práticas para evitar distrações no iPhone

A ideia é que você domine o seu smartphone — e não o contrário!

Que os smartphones impulsionaram nossa produtividade, ninguém discorda. A possibilidade de acessar seus emails e mensagens de qualquer lugar e a qualquer hora facilitou muito nossas interações profissionais. Em seu lançamento, o iPhone trouxe a proposta de que, além de ser útil no trabalho, o smartphone poderia ser também um device para diversão e entretenimento. 

Publicidade

Por outro lado, toda essa acessibilidade tornou-se um inimigo do foco e da concentração. A concorrência das notificações constantes faz com que muito tempo seja perdido em coisas sem importância e prejudique não apenas o trabalho, mas também o relacionamento com a família.

Tenho procurado por algum tempo “domar” meus devices para que eu os controle — e não ser controlado por eles. Para isso, adotei algumas práticas que têm sido muito úteis em meu dia a dia e quero compartilhar com você neste post.

Configurar adequadamente o modo Foco

Existente no iPhone há algum tempo, esse recurso foi bastante melhorado no iOS 15 e novamente agora, no iOS 16. Com ele, você pode configurar quais os apps que vão lhe notificar nos diferentes perfis que podem ser criados e selecionar no que você vai dar atenção em cada período.

YouTube video

No meu caso, criei três perfis relacionados a trabalho e dois modos pessoais. Em cada um dos perfis profissionais eu relacionei apps que uso nas diferentes atividades de trabalho e mudo o perfil conforme a atividade que vou me dedicar naquele momento. Nos perfis pessoais, criei um para quando estou com a família e outro para quando estou sozinho e quero me concentrar em algo, assim não sofro com interrupções a menos que sejam de emergência.

Gerenciar adequadamente os emails

Há quem diga que os emails são um meio de comunicação em extinção pelos diversos apps de comunicação instantânea, mas confesso que eles ainda estão bem presentes em minha vida. Para não ser distraído, tomei algumas medidas.

Publicidade

Em primeiro lugar, criei emails diferentes para minhas diferentes atividades de trabalho e também para vida pessoal, além de um para cadastros em geral. Assim, eu entro na caixa de email que tem a ver com meu foco e, quando tenho tempo livre, entro no endereço genérico para ver feeds e outras atualizações de blogs e revistas que assino.

Publicidade

Outra ação foi desabilitar todas as notificações de email, tendo por premissa que, se for urgente o contato, alguém vai me enviar uma mensagem instantânea ou me ligar. Assim tenho horários específicos no dia para abrir meus emails e eles tem seu tempo determinado, reduzindo o desperdício.

YouTube video

O app Mail nativo da Apple melhorou muito na versão 16, mas confesso que ainda prefiro o Spark. Ele traz muitos recursos adicionais que ajudam a gerenciar de maneira profissional seus emails, como colocar um email direto no Lembretes ou agendar envios (agora também presente no Mail, da Apple).

Adotar aplicativos profissionais de comunicação 

O Brasil é um dos países do mundo que mais usa o WhatsApp. Duvido que você não pertença a mais de uma dúzia de grupos aleatórios, a maioria deles nos quais você foi inserido contra sua vontade! 😛

Publicidade

Apesar disso, infelizmente, muitas empresas ainda utilizam o WhatsApp como ferramenta de comunicação no trabalho. O problema é que, quando recebemos uma notificação e abrimos o app para ver a mensagem, somos abduzidos por uma série de outras mensagens não importantes que acabam nos afastando de nosso objetivo inicial.

Por isso, para atividades profissionais, vale a pena adotar outros recursos de comunicação. Slack, Microsoft Teams e Basecamp são alguns deles. Além de melhorar seu foco pessoal, ao adotar uma dessas ferramentas, você também ajuda no foco da sua equipe e no registro das decisões colaborativas.

Dominar o WhatsApp

Mesmo com os apps profissionais de comunicação, é praticamente impossível se livrar do WhatsApp, mas você também pode dominá-lo para um uso mais equilibrado.

Um bom recurso é utilizar a opção de arquivar contatos e grupos. Como a maioria das pessoas já sabe, tudo que é colocado no arquivados não notifica quando chega mensagem e fica separado da caixa principal. Todos os grupos que estou inserido e que não exigem respostas diárias (no caso dos profissionais) ou que são aleatórios mesmo (como aqueles que vão inserindo a gente) eu deixo arquivado e procuro entrar nessa pasta de duas a três vezes por dia, com horários predeterminados.

Determinar tempo para as redes sociais

Um outro recurso presente há algumas versões no iOS é a possibilidade de determinar tempo para utilização diária de apps. Ele é especialmente útil para redes sociais, como Instagram, TikTok, Facebook e outros. Uma vez que você atinja o tempo predeterminado, o app ficará indisponível e apenas será liberado se você alterar as configurações.

YouTube video

Está mais que provado que as redes sociais são planejadas para nos prender pelo maior tempo possível, afinal elas ganham dinheiro com nossa permanência no app. Assim, é importante ter mecanismos que nos ajudam a racionalizar o tempo desprendido com cada um desses canais, de maneira a tornar seu uso racional e consciente.


Quais outras práticas você utiliza para garantir a correta utilização do seu celular? Já usava algumas destas práticas? Conte aí nos comentários.

Lembre-se: o tempo é um recurso irrecuperável. Matar tempo não é assassinato, mas suicídio!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Os 5 artigos mais lidos no MacMagazine: de 18 a 25 de setembro

Próx. Post

Como desfazer o envio de uma mensagem no iMessage [iPhone e iPad]

Posts Relacionados