A Smaato já fez duas pesquisas desse tipo no passado [1, 2], mas o fato é que desde setembro de 2010 não tínhamos números atualizados. Hoje, finalmente, saiu um novo relatório completo sobre publicidade móvel.
Surpreendentemente, o iOS perdeu para o Windows Phone e para o Symbian em taxa de cliques/toques (retorno) de campanhas mobile — ainda que tenha ficado acima do “Índice Smaato”. Bem abaixo, vieram BlackBerry e Android:
Para Harald Heidhardt, CMO (executivo-chefe de marketing) da Smaato, o Windows Phone está na primeira posição principalmente pelo fato de que dispositivos usando a sua última versão (7.x) são ainda novidade para usuários, que acabam “explorando” muito mais as coisas.
Vale notar que esses números nada têm a ver com vendas de aparelhos ou market share de plataformas. Atualmente, a plataforma SOMA, da Smaato, acompanha cerca de 60 redes de propaganda — o dobro em relação ao início de 2010. Suas métricas baseiam-se em mais de 150 milhões de usuários mensais únicos espalhados por 220 países, os quais são impactados por mais de 80 bilhões de peças publicitárias.
[via GigaOM]