Graças à disponibilidade do iPhone 3G em um número muito maior de países do que antes, a Apple conquistou 16,6% do mercado mundial de smartphones apenas no último trimestre. Além de a popularidade do aparelho ter aumentado bastante — só é inferior à dos modelos da Nokia –, ele é visto como o único fator que salvou a indústria de um forte declínio em 2008.
Durante o último trimestre, as vendas de grandes fabricantes (Research In Motion, Nokia e outras com aparelhos baseados no Windows Mobile) tiveram quedas significativas, mas o lançamento do iPhone 3G em julho e a sua disponibilidade em um número maior de países fizeram a sua demanda aumentar bastante. Segundo o analista Charlie Wolf, da Needham, o celular da Apple “é a única razão que fez o mercado de smartphones se manter estável no segundo semestre”.
Nos Estados Unidos, a Apple ainda manteve-se atrás da RIM em vendas, com 30% do total arrecadado entre julho e setembro, enquanto a procura por dispositivos baseados em Symbian, Windows Mobile e Palm OS caiu ainda mais.
Segundo Wolf, isso está acontecendo devido à preferência pelo modelo de negócios adotado pelas duas primeiras, onde ambas constroem os seus aparelhos com total integração de hardware e software. Um reflexo disso é o estado atual do mercado norte-americano de smartphones, que destacam BlackBerry e iPhone como os maiores, apesar de o celular da Apple ser o único que teve forte adoção de usuários entre julho e setembro.
No terceiro trimestre, a Apple ativou cerca de 4,9 milhões de iPhones em todo o mundo, sem contar as atualizações de contrato feitas por clientes que trocaram seus aparelhos da geração anterior pelos modelos 3G. Por outro lado, estima-se que a RIM conseguiu apenas 2,6 milhões de novos usuários no período, o que indica que a Apple está, aos poucos, crescendo em direção ao topo do mercado de smartphones apenas com um único aparelho vendido no mundo.
[Via: AppleInsider.]