O melhor pedaço da Maçã.

Agora é guerra: Last.fm odeia o TechCrunch

24-lastfmNada melhor para destruir sua reputação do que espalhar um rumor destrutivo, mexendo com alguém que estava quieto. Recentemente relatamos — com um NOT! bem grande no título, devo lembrar — um rumor iniciado pela equipe do TechCrunch sobre o suposto uso de dados dos usuários do Last.fm para identificar aqueles que estivessem ouvindo o pomo da discórdia novo álbum do U2, que vazou para a rede.

Publicidade

Os organizadores do serviço de rádio pela internet negaram veementemente qualquer prática deste tipo, mas o mal já estava feito: inúmeros usuários adiantaram-se, apagando suas contas e, consequentemente, perdendo todos os seus dados do Audioscrobbler, ferramenta do site que “inspirou” o Genius, do iTunes.

Diante desse nível de destruição causado por um rumor, Richard Jones, um dos co-fundadores do Last.fm, publicou em seu blog um texto desmentindo a história toda, do qual retirei o seguinte excerto (destaques originais):

Quando você se cadastra no Last.fm e scrobble o que ouve, você está nos confiando seus dados de audiência. Levamos isso muito a sério. Os usuários antigos do Last.fm, que estiveram conosco desde os primeiros dias, podem atestar isso — sempre fomos muitos abertos e transparentes quanto a como seus dados são usados. Isto não mudou. Nunca compartilhamos dados pessoais identificadores, tais como email e endereço de IP. O único tipo de informação que tornamos disponível para artistas e selos musicas, além do que você vê no site, são dados agregados de ouvintes e números de reproduções. […] Então faça-nos um favor — se você vir pessoas espalhando o rumor, mande um link para este post e mencione que você ouviu de um amigo que “o Techcrunch [sic] é um monte de m****.”

Apagou sua conta por causa disso? Nem tudo está perdido

Bem, para quem intempestivamente apagou sua conta e hoje estiver com remorso, não tema: para minimizar os danos, o pessoal do Last.fm tomou o cuidado de conservar os dados de usuários “vítimas” deste rumor e, mediante um contato com o suporte técnico, é teoricamente possível voltar com suas informações preservadas. Pelo menos foi o que Jonty Wareing postou nos comentários do rumor originário.

A lição que aprendemos com isso, crianças, é que “não devemos espalhar rumores sem um grãozinho de sal acompanhando”. E hoje, provavelmente, só deve estar tocando “Caramelldansen” na conta Last.fm do Eric Schonfeld… até ele se retratar publicamente, pelo menos.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MCE oferece OptiBay, disco rígido secundário para novos MacBooks e MacBooks Pro

Próx. Post

Aplicativo “I Am Richer” ressurge no Android Market por US$200

Posts Relacionados