Testes realizados pela empresa especializada OptoFidelity concluíram que o Apple Vision Pro tem a menor latência transparente (see-through transparency) entre os principais dispositivos de realidade mista do mercado — incluindo os Meta Quests, considerados os principais concorrentes do dispositivo.
Basicamente, a latência transparente, também chamada de latência fóton-para-fóton (photon-to-photon), é o tempo que leva para que a imagem do mundo real (ou seja, tudo aquilo que não é virtual e que não faz parte de elementos de software) seja transferida do headset para a visão do usuário.
Como os usuários não estão efetivamente vendo o ambiente à sua frente a olho nu — e sim imagens captadas pelas câmeras dos dispositivos — quanto menor a latência, maior a percepção por parte do usuário de que ele está acompanhando os eventos à sua volta em tempo real.
Além do Vision Pro, do Meta Quest 3 e do Meta Quest Pro, os testes contaram com o HTC VIVE XR Elite. Enquanto todos os concorrentes apresentam latência entre 35ms e 40ms — padrão anteriormente considerado bom —, o headset da Maçã conta com um atraso quase 4 vezes menor, de apenas 11ms.
É um resultado muito satisfatório para a Apple, que alegou ter conseguido uma redução inovadora da latência no Vision Pro. Os testes mostraram que o headset se saiu ainda melhor do que o divulgado pela empresa, que prometeu um atraso de 12ms — 1ms a mais que o obtido no teste.
Apple perde para a Meta na latência de movimento angular
Em outros testes realizados pela empresa, os quatro headsets foram comparados quanto à latência angular, que mede basicamente a capacidade (ou incapacidade) de os dispositivos de realidade mista preverem o movimento da cabeça do usuário para apresentar uma imagem coerente do ambiente.
Como destacou o 9to5Mac, alguns headsets simplesmente “trapaceiam”, usando as imagens já captadas pelas câmeras laterais antes que a cabeça do usuário esteja direcionada para aquele campo de visão, exibindo esse frame antecipadamente para compensar o atraso natural enquanto o usuário gira a cabeça.
Os testes mostraram que o Meta Quest Pro e o Meta Quest 3 apresentaram os melhores resultados, com latências mais próximas do valor ideal (0), enquanto o Vision Pro apresentou números mais negativos — o que significa que sua predição costuma ser um pouco mais adiantada do que deveria ser.
O HTC VIVE XR Elite, por sua vez, apresentou apenas valores positivos inalterados, indicando que o dispositivo não faz uso da predição de latência angular como os demais, exibindo as imagens com o seu atraso natural.
De qualquer forma, tanto essa latência quanto o “adiantamento” do Vision Pro são imperceptíveis ao olho humano, de modo que podemos considerar que os quatro dispositivos não têm latência angular, na prática.
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