O melhor pedaço da Maçã.

Surgem possíveis especificações da linha completa de chips “M3”

Família de chips M3

Com os rumores apontando para a apresentação de novos Macs equipados com o chip “M3” em outubro, claro que muitos olhares estão voltados para as especificações da próxima geração de processadores da Maçã.

Publicidade

Nesse sentido, o jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, trouxe em seu novo boletim informativo “Power On” possíveis detalhes da futura linha completa de chips — ou seja, as versões “M3”, “M3 Pro”, “M3 Max” e “M3 Ultra” — com base em registros de máquinas em testes.

“M3”

  • Configuração: 8 núcleos de CPU1Central processing unit, ou unidade central de processamento. (4 de desempenho e 4 de eficiência) e 10 núcleos de GPU2Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico..
  • Macs: MacBook Pro de 13″, MacBook Air de 13″, MacBook Air de 15″, Mac mini e iMac. Também é provável que chegue aos iPads Pro.

“M3 Pro”

  • Configuração básica: 12 núcleos de CPU (6 de desempenho e 6 de eficiência) e 18 núcleos de GPU.
  • Configuração máxima: 14 núcleos de CPU (8 de desempenho e 6 de eficiência) e 20 núcleos de GPU.
  • Macs: MacBook Pro de 14″, MacBook Pro de 16″ e Mac mini.

“M3 Max”

  • Configuração básica: 16 núcleos de CPU (12 de desempenho e 4 de eficiência) e 32 núcleos de GPU.
  • Configuração máxima: 16 núcleos de CPU (12 de desempenho e 4 de eficiência) e 40 núcleos de GPU.
  • Macs: MacBook Pro de 14″, MacBook Pro de 16″ e Mac Studio.

“M3 Ultra”

  • Configuração básica: 32 núcleos de CPU (24 de desempenho e 8 de eficiência) e 64 núcleos de GPU.
  • Configuração máxima: 32 núcleos de CPU (24 de desempenho e 8 de eficiência) e 80 núcleos de GPU.
  • Macs: Mac Studio e Mac Pro.

Como alertado por ele, as especificações reais poderão (naturalmente) mudar durante o processo de produção, de modo que as versões finais seriam diferentes do que a Apple está testando internamente.

Gurman também destacou que outra mudança a qual chegará com a geração de chips “M3” poderá ser novas opções de memória integrada. Mais precisamente, alguns MacBooks Pro em teste incluem versões com 36GB e 48GB — diferentemente dos modelos atuais, os quais podem ser configurados com 16GB, 32GB, 64GB ou 96GB de memória.

Publicidade

Por fim, enquanto o chips “M3” deverá estrear em outubro, o jornalista prevê que os Macs com chips “M3 Pro”, “M3 Max” e “M3 Ultra” não chegarão antes de 2024.

Mac Pro ameaçado?

Como apontado acima, Gurman disse que as máquinas que poderão ser equipadas com o chip “M3 Ultra” incluem o Mac Studio e o Mac Pro, porém somente “se a Apple continuar fabricando” esses modelos, como alertado por ele. A consideração é no mínimo plausível, já que alguns elementos do Mac Pro tornaram-se menos impressionantes, em parte devido à existência do Mac Studio.

As entranhas do Mac Pro com M2 Ultra

Entre eles, as opções de expansão PCIe do novo Mac Pro são limitadas, bem como as opções de armazenamento, que só podem ser definidas a partir das possibilidades de configuração disponíveis na hora de comprar uma máquina.

Desse modo, se o comentário de Gurman for um indicativo dos planos da companhia, a Apple poderá demorar para lançar um novo modelo ou potencialmente desistir inteiramente dele em sua forma atual.

Notas de rodapé

  • 1
    Central processing unit, ou unidade central de processamento.
  • 2
    Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

“Apple Watch X” poderá ser mais fino e ter pulseiras com fixação magnética

Próx. Post

Rumor: novo iPhone SE terá design do 14, botão de Ação, Face ID e mais

Posts Relacionados