por Gabriel Levcovitz
Nesta semana, por acaso, descobri que já está disponível na App Store o jogo GameFutebol, da Rede Globo. Uma versão web dele já existe há algum tempo, na qual havia um aviso de “em breve para iPhone e iPod touch”. De tempos em tempos eu acessava a página para ver se ele já tinha sido lançado, e agora descobri que sim. Todavia, depois de dias de expectativa para a versão mobile, eu me decepcionei muito. O jogo web é até bem feito, mas a versão para gadgets da Apple ficou horrível, na minha opinião.
Começando pelo básico, o design é péssimo. Os botões, as telas, os controles… Tudo feio! A música que toca no menu do jogo também, além de ser bem irritante. Os sons da torcida não são tão ruins, mas ficam repetitivos pois é a mesma comemoração sempre — não importa como foi o chute. Confesso que o conjunto da obra me lembrou os tempos do primeiro PlayStation. 😛
A jogabilidade também é fraca. Você não consegue fazer o que quer e os chutes, em sua maioria, são bizarros. Se você chuta um pouco mais forte do que deve, a bola sobe quase 90 graus. Um pouco mais fraco, e ela vai rolando lentamente, mas você consegue fazer o gol.
Como ponto forte, o app suporta multitarefa. Muitos bons apps, inclusive estrangeiros, ainda não suportam essa função. O que eu também gostei é que esse é um dos pouquíssimos jogos brasileiros em “estilo 3D”, e a intenção de tentar fazer um jogo desses tem um peso forte. Ainda falta, porém, adaptação para telas Retina.
Eis a sua descrição oficial:
GameFutebol Globo é uma série de jogos da Rede Globo que mostram situações de jogo reais. Foram escolhidos os 25 principais times do Brasil, incluindo os 20 participantes na Série A do Campeonato Brasileiro 2010.
Os jogos disponíveis são:
- Pênalti: encare cobranças de pênalti contra o seu adversário
- Falta: mostre que você tem habilidade de sobra para cobrar faltas de diversas posições
Resumindo, eu me decepcionei bastante. Vale a pena testar, pois o aplicativo é grátis — mas ele certamente não vai ocupar espaço no meu iPhone. O jogo foi produzido e desenvolvido pela Webcore Games, em parceria com a Kidguru Studios. Pesa 27,4MB na App Store e requer o firmware 3.0 ou superior.