A Black Friday já virou uma das principais datas para comerciantes ao redor do mundo, mas também está se provando um evento extremamente lucrativo para quem não vende produtos físicos: desenvolvedores também podem se dar muito bem com a sanha consumista do dia de ofertas. Prova disso é uma nova pesquisa divulgada pela Sensor Tower.
De acordo com a firma, a Black Friday de 2018 rendeu às duas principais lojas de aplicativos do mundo — a App Store e o Google Play — um recorde absoluto de receita gerada num único dia. Considerando apenas o mercado dos EUA, consumidores gastaram US$75,9 milhões nas duas lojas combinadas.
A maior fatia dessa bolada veio justamente da App Store, que registrou uma receita de US$52 milhões apenas na sexta-feira (23/11). Trata-se de um crescimento considerável em relação à Black Friday de 2017, quando foram gastos US$39,5 milhões na loja americana da Maçã.
Até mesmo o Natal de 2017 ficou atrás na métrica: naquela ocasião, consumidores gastaram US$39,8 milhões na App Store dos EUA — o Natal é considerado uma das datas mais frutíferas para desenvolvedores porque, nesse dia, milhões de consumidores ativam novos aparelhos e, portanto, compram novos apps.
A Sensor Tower também trouxe números considerando o mundo inteiro, excluindo os EUA: foram US$117,3 milhões gastos na App Store no país, que contribuíram para um total de US$169,3 milhões globalmente — um crescimento de 18,4% em relação a 2017.
Segundo a firma, as razões para esse desempenho impressionante estão principalmente nos jogos: desenvolvedoras de games ofereceram descontos significativos em seus títulos e compras dentro de apps — tanto é que 68% dos gastos na Black Friday foram justamente nessa categoria de apps. A sexta-feira representou, da mesma forma, o recorde absoluto de receita para jogos móveis na história das lojas de aplicativos.
Ou seja, o mercado está mais aquecido que nunca. Será que ele consegue manter o ritmo por mais muito tempo?