Uma pesquisa da JDSU trouxe informações interessantes sobre o consumo de dados de dispositivos e os hábitos de seus respectivos donos. Assim como em estudos passados [1, 2], os aparelhos da Apple dominaram as primeiras colocações, mostrando que a interação de usuários com os smartphones e tablets da Maçã é maior do que na concorrência.
Continuando a tendência de resultados dos últimos três anos, o estudo constatou que 2.013 clientes de telefonia móvel que utilizam smartphones topo-de-linha da Apple são a maioria dos usuários que mais consome dados. E eles estão ficando mais famintos ainda: usuários dos novos iPhones 5s têm mais apetite de dados do que proprietários de iPhones topo-de-linha anteriores — com o estudo os descrevendo como os usuários de smartphones mais vorazes já vistos, “com uma demanda de aumento de downlink e uplink sem precedentes”.
De acordo com os resultados, usuários de iPhones 5s exigem 7 vezes mais dados que os de iPhones 3G em mercados desenvolvidos (o estudo utiliza o iPhone 3G como seu dispositivo-referência) e 20 vezes mais dados em mercados em desenvolvimento.
Interessante notar, porém, que apesar do enorme consumo de dados de usuários de iPhones e iPads topo-de-linha, aparelhos como o iPhone 5c e o iPad mini não contam com o mesmo desempenho — muito provavelmente o iPad Air e o iPad mini com tela Retina não apareceram pois chegaram ao mercado no final de 2013. Mas o iPad mini de primeira geração, que já está disponível há bastante tempo, nem mesmo aparece na lista, mostrando que o hábito de consumo muda bastante entre usuários de modelos topo-de-linha e intermediários.
Para fechar, uma curiosidade: segundo o estudo, 1% dos usuários consomem mais da metade de todos os dados baixados; 10% deles consomem incríveis 90% dos dados.
A pesquisa levou em consideração a utilização de mais de 1 milhão de usuários de dispositivos móveis. Mesmo com o surgimento de novas tecnologias (4G, LTE, etc.), as quais ajudam bastante o aumento do consumo, o estudo mostra o motivo da força da Apple na hora de negociar acordos com as operadoras. A empresa sabe que seus clientes são os que mais consomem dados — o que é ótimo para as operadoras já que, quanto maior o consumo, maior a valor da conta — e, por conta disso, consegue fazer ótimos contratos os quais refletem diretamente na margem de lucro do produto.
[via TechCrunch]