Na semana passada, falamos aqui sobre um levantamento da Flurry o qual indicou que cerca de 88% dos usuários de iPhones ao redor do mundo estava bloqueando o rastreamento de apps com a atualização para o iOS 14.5 — um número ainda maior do que o estimado previamente pela indústria e, portanto, um impacto ainda mais forte no mundo dos anúncios digitais.
Em ao menos um país, entretanto, o mundo da publicidade virtual parece ter um pouco menos com o que se preocupar. Sim, é o Brasil-sil-sil-sil-sil!
Uma pesquisa da AppsFlyer analisou o comportamento de 15 milhões de usuários em 950 aplicativos ao redor do mundo, tudo na primeira semana de disponibilidade do iOS 14.5. E os números são surpreendentes: mais da metade — 51%, para ser mais exato — dos brasileiros aceitaram o rastreamento dos apps após a atualização.
O número é o maior entre todos os países pesquisados: nos Estados Unidos, 29% dos usuários autorizaram o rastreamento. O Reino Unido ficou com 33% e o Japão com 31%, enquanto a França — mais próxima da nossa querida república na medição — viu 48% dos usuários aceitarem a coleta de dados.
Se os números divergem daqueles publicados na semana passada pela Flurry, é porque cada empresa adota estratégias bem diferentes para medir essas estatísticas. Ainda assim, as tendências mostram que os usuários brasileiros do iOS estão entre os mais abertos a liberar o rastreamento dos aplicativos.
Vale notar que, ainda segundo a pesquisa, apenas 7% dos brasileiros usuários de iPhones atualizaram para o iOS 14.5 na primeira semana de disponibilidade do sistema (os 51%, claro, referem-se somente ao universo de usuários que fez a atualização). Como os early adopters tendem a ser usuários mais ligados, é possível que a taxa de autorização do rastreamento suba ainda mais nos próximos meses, conforme usuários menos experientes vão fazendo o upgrade para a nova versão do sistema.
A AppsFlyer fez uma análise também sobre o impacto inicial do iOS 14.5 nos gastos de empresas especializadas em anúncios digitais. Segundo a firma, a queda nesses investimentos — apenas na primeira semana do update — foi de 1,14% no Brasil e de 1,75% a nível global.
A categoria Jogos foi a mais afetada ao redor do mundo: os gastos com publicidade dentro dos games caiu nada menos que 82,3% por conta das novidades da Transparência do Rastreamento de Dados (App Tracking Transparency, ou ATT). No Brasil, por outro lado, a queda nos jogos foi infinitamente menor: apenas 3%.
Seríamos nós o próximo alvo favorito das agências de publicidade digital? A ver.
via Minha Operadora