De US$1 milhão para US$500 mil, de US$500 mil para US$400 mil e agora de US$400 mil para apenas US$100 mil: essa foi a trajetória de investimento mínimo definido pela Apple para a sua plataforma de publicidade iAd.
De acordo com o Advertising Age, além dessa drástica redução a Apple também aumentou a parcela de receitas que encaminhará para desenvolvedores, de 60% para 70%, e passará agora a cobrar de anunciantes apenas por milhares de impressões entregues (antes ela também tinha uma taxa de cliques).
Pelo jeito a Apple não está indo tão bem no segmento de publicidade móvel como esperava, performance a qual alguns especulam ter sido relacionada com a saúde debilitada de Steve Jobs. De acordo com a IDC, a Apple perdeu quatro pontos percentuais do seu market share no segmento em 2011, agora com 15% do total.
Há pouco mais de um mês, a Apple contratou Todd Teresi — ex-executivo da Adobe — para cuidar exclusivamente do iAd. As mudanças relatadas hoje podem inclusive já ter partido dele.
[via paidContent.org]