Comprar em uma pré-venda online e receber o produto em casa é mais fácil, prático, confortável e evita chuva, frio, fome e cansaço. Mas por qual razão tantas pessoas escolhem exatamente o contrário?
“Comprar se transformou em um evento coletivo”, disse Adam Hanft, da consultoria Hanft Projects, ao MarketWatch. A mesma empresa afirma ainda que, estando em uma multidão, os clientes que poderiam ter alguma dúvida em comprar um produto, ficam com a auto-estima elevada ao verem dúzias de pessoas tomando a mesma decisão — conceito também conhecido como “prova social”.
Mas nem sempre comprar em conjunto sai mais barato. De acordo com um estudo do The Wall Street Journal, é mais barato comprar em qualquer outro feriado do ano, em vez de comprar numa “Black Friday” — um dia após o Dia de Ação de Graças, quando as lojas americanas oferecem “grandes descontos” em seus produtos e milhares de pessoas passam a madrugada esperando a abertura dos estabelecimentos para aproveitar cada oferta.
Dormir em filas não é um problema para aqueles que querem ser os primeiros a tocar no último lançamento da marca favorita. Ficar algumas horas com outras pessoas também traz uma experiência agradável para os consumidores, que passam o tempo trocando ideias e conhecendo outros indivíduos com o mesmo interesse.
Claro, quem gosta mais ainda das filas é quem vende, afinal, que empresa não gostaria de ver muitos clientes (para atrair outros) em sua porta? Algumas até fornecem comidas, bebidas e até brindes, para incentivar a “estadia”.
Se você perdeu o MacMagazine no Ar #010, não deixe de escutar, pois falamos exatamente desse tema e dos “benefícios” de enfrentar uma fila dessas — especialmente em lançamentos da Apple, é claro.
Infelizmente, só tive oportunidade de ficar muito tempo em filas para ver filmes de bruxos/vampiros e shows. Mas se você já passou horas esperando por algo, como um iGadget, conte pra gente como foi! Use e abuse dos comentários. 🙂
[via BGR]