O melhor pedaço da Maçã.
O Enigma Voynich MacMagazine

“O Enigma Voynich” é o app da primeira série brasileira em áudio 3D; confira a arte exclusiva feita para o MacMagazine!

A cada aplicativo que baixamos, uma nova experiência. “There’s an app for that” — esta foi a frase que nos introduziu neste mundo. Jogos, receitas, notícias, existe realmente um pouco de tudo na App Store. Que tal arte? Todo mundo adora alguma forma de arte, o ser humano é um apreciador de arte por essência — não importa o grau de escolaridade, a idade, o lugar onde nasceu; todos adoram alguma forma de arte. E se existe algo que combina com arte é tecnologia.

Publicidade

A facilidade de criação e reprodução de imagem hoje em dia faz com que nossa imaginação fique cauterizada, não a exercitamos mais. Estamos muito mais acostumados a estímulos visuais (séries, filmes, vídeos) do que a estímulos auditivos. Quando assistimos a alguma série, temos tudo entregue para nós, não há nada o que se imaginar; podemos até acompanhar a vida dos personagens, mas quando você realmente foi um personagem? Quantas vezes você se imaginou realmente estando dentro da história, mas precisando exercitar a sua imaginação para se ambientar no espaço?

As histórias em áudio foram esquecidas depois que terminaram com as “radionovelas”. Ainda assim vemos surgir, aqui e ali, algumas formas de arte por áudio tentado resgatar um pouco disso, como alguns efeitos nos episódios do Nerdcast RPG ou até no Serial Podcast, com relatos de histórias inusitadas. Entretanto, há uma nova forma de consumir arte em áudio que vai fazer com que você exercite sua imaginação, interaja com a série e realmente experimente algo incrível: o aplicativo brasileiro “O Enigma Voynich”.


Desculpe, app não encontrado.

Publicidade

Antes até de você entender do que se trata o aplicativo, preciso dizer que Bernardo Galegale e Gustavo Vaz, da ExCompanhia de Teatro, fizeram um trabalho incrível ao criar a primeira série em áudio binaural (3D) e grafite digital do mundo(!).

“O Enigma Voynich” é, primeiro de tudo, uma experiência. A dramaturgia em áudio faz você viver, em primeira pessoa, a trajetória de José, um historiador especialista no “Manuscrito Voynich” — um livro real, super-misterioso, indecifrável, escrito por volta de 600 anos atrás.

Durante um período de 32 anos, você acompanha (vive) a vida de “Zé” ao tentar decifrar o manuscrito, passando por vários períodos da história (Diretas Já, a Copa de 1990, etc.), vários locais (aeroportos, hotel, casa, carro e mais) e, principalmente, experiências como perdas de memória, ser atingido por socos, tiros, assistir a TV, lidar com cachorros e tantas outras coisas.

Publicidade

Para entrar na narrativa, você só precisa de fones de ouvido, um smartphone com sistema iOS ou Android e… tempo. Ao executar cada cena, o app lhe mostrará um grafite digital para lhe ambientar em relação a que local “Zé” (você) está, com quem, com quais elementos cênicos irá interagir e a posição que está (sentado, em pé, deitado, etc.) – e é importante imitar a posição dele para melhorar a imersão. Depois, basta fechar os olhos, dar play e aproveitar.

O aplicativo em si não lhe oferece muitas opções; isto é, o foco é mesmo o áudio e os grafites digitais. Todavia, há mais duas opções no menu inicial: quebra-cabeças (aqueles que deslizam) de imagens e o banco de fotos do manuscrito para você “investigar”, dar zoom e consultá-las quando quiser.

Por ter um grande apelo cultural, há algo muito bacana que faz você se empolgar ainda mais: a partir de certo capítulo, o app requer que você visite pessoalmente algumas bibliotecas municipais para, a partir de geolocalização, desbloquear os conteúdos. Infelizmente isso só está disponível em São Paulo, mas os planos são de levar para o restante do Brasil e, quem sabe, do mundo.

Publicidade

Há ainda uma pequena limitação que precisamos citar: recomendamos que você ouça a experiência sem ativar o Modo de Pouca Energia do iPhone. Isto é, a tela desliga para poupar bateria e o app pára de reproduzir o áudio, mas isso já foi relatado aos desenvolvedores e esperamos que logo se resolva.

Os criadores são pessoas tão ótimas que fizeram uma experiência única, exclusiva e especialmente para os leitores do MacMagazine! Então, pegue seu fone de ouvido, aperte play, veja (e reproduza) a situação retratada no grafite digital que aparece no início, feche os olhos (de verdade!) e aproveite:

Eu, como atriz frustrada que sou (isto é, não sou), fico muito feliz e orgulhosa por termos algo de tão boa qualidade e bom gosto quanto este app, a série e os grafites. Portanto, já peço à ExCompanhia de Teatro: podem continuar produzindo coisas parecidas, pois vocês já têm uma fã. 😍

“O Enigma Voynich” pode ser baixado gratuitamente na App Store ou no Google Play — não perca a oportunidade de baixar e viver essa experiência incrível.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Professores e alunos da PUC-Rio criam videoaulas de desenvolvimento para iOS em português

Próx. Post

Golpe na App Store faz desenvolvedor malicioso receber cerca de US$80 mil por mês

Posts Relacionados