O melhor pedaço da Maçã.
Ascannio / Shutterstock.com
Close-up de chip com logotipo da TSMC ao fundo

“M3”? TSMC testa chips de 3nm que poderão equipar Macs em 2023

Os chips poderão ter até 40 núcleos e consumo energético aprimorado

No mês passado, falamos aqui sobre os rumores de que a Apple e a TSMC (sua parceira de fabricação de chips para iPhones, iPads e Macs) estariam planejando um grande salto de gerações para os chips próprios da Maçã em 2023, com a introdução da litografia de 3 nanômetros — o que, consequentemente, se traduzirá em processadores muito mais poderosos e com mais núcleos. Agora, pelo visto, o plano continua a todo vapor.

Publicidade

De acordo com informações do DigiTimes, a TSMC já iniciou os testes de produção dos futuros chips utilizando a sua tecnologia N3, justamente a que utiliza um processo de 3nm. Segundo as fontes ouvidas pelo veículo, o programa piloto continuará ao longo do ano que vem, e a expectativa é que a produção em massa seja iniciada até o último trimestre de 2022.

A Apple não será a única beneficiada dos avanços, mas por ser (de longe) a maior cliente da TSMC, ela deverá ser a fabricante que melhor se aproveitará da nova tecnologia de chips. É provável que os processadores, talvez chamados de “M3”, equipem os Macs de 2023 e tragam até 40 núcleos graças às tecnologias de miniaturização — para efeito de comparação, os chips M1 Pro/Max atuais têm CPUs1Central processing units, ou unidades centrais de processamento. de 10 núcleos.

Obviamente, ainda teremos de aguardar um pouco para que tudo isso chegue até nós. Após o ciclo do M1, deveremos ver a chegada do “M2”, possivelmente já nos novos MacBooks Air a serem apresentados no ano que vem — os chips, entretanto, trarão uma versão atualizada da arquitetura de 5nm já presente nos processadores M1. Os processadores da série A, que equipam iPhones e iPads, deverão seguir um cronograma semelhante.

Publicidade

O futuro promete! 🤩

via Tom’s Hardware

Notas de rodapé

  • 1
    Central processing units, ou unidades centrais de processamento.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple não consegue derrubar processo da Epic na Austrália

Próx. Post

Apple libera quartas betas do iOS 15.2, do iPadOS 15.2, do watchOS 8.3 e do tvOS 15.2

Posts Relacionados