O melhor pedaço da Maçã.

Vendas do Apple Watch caíram 70% no último trimestre em comparação ao mesmo período de 2015

A Apple continua fazendo jogo duro quando o assunto é divulgação de números de vendas do seu Watch, mas isso não significa que firmas de análise econômica não possam fazer suas próprias apurações para criar imagens gerais do mercado e apontar tendências. E o relatório mais recente da IDC aponta para um cenário não muito favorável para o mundo dos relógios inteligentes em geral — e especialmente para o representante da Maçã.

Publicidade

Segundo a pesquisa, referente ao terceiro trimestre de 2016, 1,1 milhão de unidades do Apple Watch foram despachadas no mundo — o que representa uma queda de terríveis 71,6% em relação às 3,9 milhões de unidades enviadas no mesmo período do ano passado.

Vendas de smartwatches no terceiro trimestre de 2016

Desta forma, a Apple mantém a posição de liderança em participação no mercado dos relógios inteligentes, mas vê concorrentes se aproximarem — especialmente a Garmin, que registrou uma subida fenomenal de 324% na comparação ano-a-ano e despachou 600 mil dispositivos no último trimestre, tomando da Samsung o segundo lugar geral.

Publicidade

De todas, só quem caiu mais que a Maçã foi a Lenovo, com uma derrocada de 73,3% nas vendas. No geral, o mercado dos smartwatches retrocedeu 51,6% no terceiro trimestre de 2016 em relação ao de 2015.

Claro que motivos não vão faltar para discutirmos qual a razão dessa queda. No caso do Apple Watch, especificamente, é fácil apontar para a falta de atualizações no período — o Series 2 foi apresentado apenas duas semanas antes do fim do terceiro trimestre, ou seja, suas vendas ainda não contaram para a pesquisa.

Entretanto, talvez seja prudente para a Apple e as suas concorrentes considerar que o buraco pode ser um pouco mais embaixo. Quem sabe elas ainda não tenham tido a capacidade de convencer às pessoas da necessidade de um relógio inteligente; talvez ainda não haja aquilo que chamam de killer-app para os smartwatches.

Publicidade

O interesse no ramo ainda é bastante específico e segmentado, e talvez por isso os engenheiros e publicitários das empresas tenham que, mais uma vez, botar a cuca pra funcionar para salvar o dia.

[via MacRumors]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

★ Aprenda a criar apps no iOS 10 sem sair de casa neste curso online completo, por R$95

Próx. Post

Vídeo: um “time-lapse” do site da Apple, de 1996 a 2016

Posts Relacionados