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A complexidade e os custos de uma Apple Retail Store

Mesmo um olhar leigo para uma Apple Retail Store legítima já detecta um alto nível de complexidade em sua estrutura/arquitetura. Por trás da sua fachada de aço inoxidável, vidro e pedra, há ainda outro nível de complexidade de mesma importância para seu conjunto final — não só complexo, mas bem caro.

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Um artigo do AppleInsider pegou a recém-inaugurada Apple Retail Store de Boston como exemplo para que você tenha uma idéia do que estamos falando. A loja possui 550 dispositivos de iluminação, 224 receptáculos elétricos e 25 tomadas comutadas, o que gera um consumo de cerca de 1.200 amperes. Trata-se de energia suficiente para alimentar 12 residências, em média.

Apple Retail Store de Boston

A loja possui, ainda, 17 motores para diversos ares-condicionados e elevadores, e um gerador de 200 KVAs para suprir eletricidade em caso de queda de força. O sistema de alarme de incêndio da localidade consiste em 97 diferentes aparelhos de detecção e proteção, e ele oferece 27 alarmes de alerta ao público.

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Informações mostram, também, que a Apple Retail Store de Boston possui 51 sistemas de segurança (com 36 câmeras, no total), 94 conexões de dados e 90 aparelhos de “telecomunicação”. No total, a instalação elétrica da loja deve custar aproximadamente US$971.000, segundo pedido realizado pela Apple para a realização do trabalho elétrico no local.

O encanamento da loja não é menos complexo: são três caixas d’água, uma pia de cozinha e quatro toaletes no porão, além de um aquecedor de água, privada, mictório e um bebedouro. Dois aquecedores estão conectados ao sistema HVAC, proporcionando um máximo de 1 milhão de BTUs — nada mais nada menos do que a capacidade do sistema de aquecer ou resfriar a loja.

No geral, estimativas põem o custo total da Apple Retail Store da Boylston Street em quase US$6 milhões, incluindo US$236.000 gastos para a demolição do prédio original onde ela está localizada.

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