Ontem, falamos aqui sobre as vendas de tablets e de computadores pessoais num geral, mostrando que a Apple conseguiu manter-se estável num cenário geral de queda. Pois analisando apenas o universo dos computadores portáteis, as notícias também são boas para a Maçã.
Segundo a Strategy Analytics, a Apple vendeu 6,5 milhões de MacBooks [Air e Pro] globalmente no terceiro trimestre de 2021, suficiente para registrar um crescimento de 10% na comparação ano a ano. A fatia de mercado da companhia também manteve-se na casa dos 10%.
A Apple, claro, está longe de ser líder de mercado no segmento. A disputa pelo Top 3 é acirrada, e a Lenovo conquistou o primeiro lugar novamente — foi o quarto trimestre seguido — com 15,3 milhões de notebooks vendidos. A HP ficou com a vice-liderança, com uma pequena retração nas vendas, e a Dell encostou nas duas gigantes com um crescimento absurdo, de 50% na comparação ano a ano. A ASUS fecha o Top 5.
No total, o mercado de computadores portáteis vendeu 66,8 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2021, um crescimento de 8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Segundo os analistas da Strategy Analytics, o retorno ao trabalho presencial estimulou uma nova onda de aquisições de máquinas para aprimorar a privacidade, e os descontos oferecidos pelas fabricantes ajudaram na aceleração das vendas.
A firma alertou, entretanto, para os efeitos da crise dos chips: sem os problemas de escassez de peças, os números poderiam ter sido ainda maiores no terceiro trimestre, e as vendas poderão sofrer ainda mais com a questão nos próximos períodos.
Vejamos, portanto, como esse cenário há de se desenhar.