O melhor pedaço da Maçã.

Wolfram Research promete levar o poder da computação a um serviço de buscas próprio

“Uma máquina de conhecimento computacional.” É desta forma que o fundador da Wolfram Research — desenvolvedora do Mathematica, um dos aplicativos de computação científica mais usados no mundo — caracteriza o Wolfram Alpha, uma ferramenta de busca que está sendo concebida por ela com objetivo de superar o Google em eficiência, inteligência e (obviamente) em popularidade.

Publicidade

Wolfram Alpha

Stephen Wolfram falou um pouco sobre a novidade em seu blog, onde não deixou de apontar deficiências presentes na busca oferecida atualmente pela gigante do ramo — e por outros serviços semelhantes ao dela. Uma delas é o fato de não existir nenhuma tecnologia capaz de entender diretamente o que o usuário quer, ou seja, obter com exatidão a resposta para um pedido enviado através do campo de busca, o que seria capaz de potencializar a eficiência do serviço em encontrar o que lhe é pedido e depois exibir para o usuário de forma que ele encontre o que deseja o mais rápido possível.

A essência do Alpha é o uso do poder da computação para entender o que lhe é requisitado, a fim de entregar ao usuário exatamente o que ele quer. É como se ele fosse capaz de entender a pergunta enviada por alguém para entregar uma resposta precisa, usando conhecimento do mundo real.

Publicidade

Com base em uma imensa base de cálculos matemáticos e estudos científicos, somados a modelos pré-concebidos de campos do conhecimento, a novidade representaria virtualmente todo o conhecimento existente no mundo real. Por mais que qualquer outro serviço tente responder ao pedido de um usuário usando dados programados mediante padrões web, teoricamente ele nunca chegará ao poder de conhecimento do Alpha, já que este representa virtualmente toda a base real de conhecimento, bastando apenas que ele indexe o conteúdo dos sites da rede.

Obviamente, para isso funcionar é necessário que as questões sejam formuladas naturalmente. Entretanto, isso não é algo que torne o Alpha impossível de ser usado, já que qualquer um sabe formular um pergunta. A possibilidade de digitar palavras-chave para obter resultados com base em relevância (modelo proposto pelo Google) é boa, mas usar a ciência da computação para obter respostas é algo que promete ser muito mais eficiente para o usuário final.

O site do Wolfram Alpha já está no ar, mas o seu backend só estará pronto para lançamento em maio. Com base na sua estrutura, eu aposto que ele será capaz de oferecer resultados mais eficientes que o Google, principalmente por não ser algo simplesmente produzido por ex-funcionários da gigante de buscas. O novo serviço é um dos primeiros a unir o conhecimento real com a computação por meio da internet, e isso é algo que nós veremos muito no futuro.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Netbook da Apple poderá ser, na verdade, um leitor de eBooks (aka resposta da Apple ao Kindle)

Próx. Post

Brasileiros lançam jogo de pôquer na iPhone App Store

Posts Relacionados