O melhor pedaço da Maçã.
oasisamuel / Shutterstock.com
Apple Arcade

VP da App Store comenta evolução do Apple Arcade

Pode não parecer, mas o Apple Arcade foi lançado há mais de três anos, em setembro de 2019. De lá para cá, o serviço vem continuamente expandindo seu catálogo — e, recentemente, o vice-presidente da Maçã responsável pela App Store, Matt Fischer, contou como a plataforma progrediu e o que vem a seguir.

Publicidade

Em uma entrevista à CNET, o executivo falou sobre como a Apple vê o serviço em relação à concorrência, o que os clientes têm pedido e como ela encontra novos jogos que aproveitam as capacidades dos seus novos hardwares.

Existem bilhões de jogadores no mundo procurando diferentes tipos de experiências de entretenimento. O Apple Arcade atrai uma ampla gama de jogadores de todas as idades e origens, assim como as equipes que fazem os jogos. Queremos garantir que estamos trazendo o melhor conteúdo e experiências de jogo para nossos assinantes de desenvolvedores que também defendem nossos valores de inovação, criatividade, diversidade e inclusão.

Fischer descreveu o início do Apple Arcade e explicou o que fez a gigante de Cupertino querer expandir sua atuação para a seara de jogos mobile:

Os jogadores adoram o enorme catálogo de jogos disponível na App Store, desde títulos casuais até experiências com qualidade de console, muitos dos quais são gratuitos para download e oferecem compras no aplicativo. No entanto, muitos usuários também estão procurando por experiências que possam desfrutar sem interrupções [e] sem ter que pagar antecipadamente por cada título.

Então, vimos uma oportunidade de reunir um conjunto excepcional de jogos para jogadores que desejam acesso ilimitado a um catálogo em evolução de ótimos jogos, tudo por um preço mensal baixo, sem anúncios ou compras no aplicativo. Para os desenvolvedores, buscamos parceiros de todo o mundo que desejassem criar e entregar títulos que oferecessem uma ótima jogabilidade sem ter que projetar em diferentes modelos de negócios ou anunciar para financiar os jogos.

O executivo também elaborou sobre os desafios que a Apple enfrentou antes e depois do lançamento do serviço:

Publicidade

O lançamento do serviço foi muito emocionante para nós, mas também bastante assustador. Estávamos definindo uma nova categoria com o primeiro serviço de assinatura de jogos para celular, desktop e set-top box, e nos desafiamos a lançar 100 novos títulos que capturassem a qualidade e a diversão que queríamos que o serviço representasse. Não apenas estávamos orgulhosos do conteúdo incrível que tínhamos, mas também de lançarmos mais jogos novos do que qualquer outro serviço já havia lançado antes. Isso inclui serviços como Xbox Game Pass, PlayStation Plus, EA Play e Nintendo Switch Online. Isso por si só era uma tarefa monumental. Houve muitas mudanças e ajustes de última hora, mas tudo se encaixou e foi um ótimo lançamento. O catálogo foi rapidamente elogiado por seu conteúdo de alta qualidade e vimos muito interesse de jogadores de todo o mundo.

Fischer também contou como a Apple aborda os desenvolvedores para fazer parte do serviço:

Temos relacionamentos com quase todos os desenvolvedores do mundo, de grandes editoras a criadores aclamados e estúdios independentes respeitados. Grandes jogos podem realmente vir de qualquer lugar. Continuamos a identificar e trabalhar com novos talentos, bem como desenvolvedores que criaram muitos dos melhores jogos da história, tanto em dispositivos móveis quanto em outras plataformas.

Sobre os jogos que são retirados do Apple Arcade, Fischer declarou como a companhia decide o que não continuará disponível:

Desde o início do Apple Arcade, nossa visão sempre foi evoluir o catálogo para fornecer aos jogadores uma seleção continuamente nova de jogos divertidos para jogar em todos os seus dispositivos Apple favoritos, incluindo iPhone, iPad, Mac e Apple TV. Lançamos o serviço com uma coleção sem precedentes de mais de 100 novos jogos e, desde então, adicionamos mais de 150 títulos. Também lançamos mais de 500 novas atualizações de conteúdo para jogos existentes desde o lançamento do serviço. O catálogo permanece atualizado para que os jogadores possam desfrutar de seus jogos Arcade favoritos por anos, enquanto conferem novos títulos em uma ampla variedade de gêneros. Procuramos ter uma cadência regular com apenas um punhado de jogos saindo mensalmente, permitindo que nos concentremos em trazer consistentemente novos jogos emocionantes e atualizações para os jogadores semanalmente.

Ele também foi perguntado qual é o jogo dos sonhos que a Apple espera adicionar ao serviço no futuro e quais são as ambições para os tipos de jogos disponíveis, especialmente levando em conta que a tecnologia em iPhones e iPads continua avançando:

Publicidade

Eu diria que muitos de nossos jogos dos sonhos já estão disponíveis no serviço — Fantasian, Wylde Flowers, The Oregon Trail, Sneaky Sasquatch, Skate City, Grindstone, Gibbon: Beyond the Trees, Mini Motorways. Posso continuar por muito tempo. Mas o Arcade não é apenas sobre um título. Não é assim que pensamos sobre isso. Queremos um grande catálogo com várias opções atraentes para cada tipo de jogador.

Nosso objetivo final é atualizar continuamente o catálogo com novos jogos; alguns são fáceis de pegar e jogar, outros oferecem uma experiência de jogo mais profunda, alguns são ótimos jogos para jogar sozinho ou com a família e amigos, mas, no geral, trata-se de diversão. Continuaremos a trabalhar com os desenvolvedores para ajudá-los a aproveitar os avanços em nosso hardware e software para fornecer as melhores experiências de jogo para nossos usuários.

Ao ser questionado se a Apple considerou um sistema de console ou controlador dedicado para seus jogos (já que alguns deles são compatíveis com controles), o executivo se esquivou, mas sua resposta aponta que isso não é algo que a companhia está focando:

Nosso foco agora é continuar desenvolvendo o Arcade e atender às necessidades e expectativas de nossos jogadores.

Por fim, ele comentou quais são expectativas para o próximo ano do serviço:

Estamos entusiasmados com o desempenho do serviço e com o quanto ele cresceu até agora. Temos um catálogo incrivelmente amplo e profundo que nossos jogadores adoram e continuamos a oferecer novas versões exclusivas de jogos de sucesso como NBA 2K23 Arcade Edition, Jetpack Joyride 2 e Cooking Mama: Cuisine. Também temos novos títulos, como Air Twister, do renomado desenvolvedor Yu Suzuki, e jogos de sucesso baseados em propriedades intelectuais populares, como Lego Star Wars: Castaways e Warped Kart Racers. Estamos entusiasmados com o futuro do serviço e ansiosos para continuar nosso trabalho com desenvolvedores incríveis e talentosos de todo o mundo.

Vale notar que o último lançamento do Apple Arcade foi My Little Pony: Mane Merge. Novos títulos chegarão apenas em janeiro próximo.

Publicidade

O Apple Arcade conta com mais de 200 títulos no acervo (livres de propagandas ou compras internas), os quais podem ser acessados por até cinco membros de um Compartilhamento Familiar por iPhones, iPads, Apple TVs e/ou Macs. O serviço de jogos custa R$14,90 por mês e também faz parte do pacote de assinaturas da empresa, o Apple One.

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple lança edição limitada do AirTag para o Ano Novo Japonês

Próx. Post

Apple poderá atualizar iPad mini com novo chip em 2023/24

Posts Relacionados