O melhor pedaço da Maçã.

Golpe usa página falsa da Mac App Store para atrair usuários

Mac App Store

Sabemos que golpes de todos os tipos são aplicados pela internet, utilizando diversos métodos e simulando toda forma de sites. A Apple, é claro, não está imune a esse processo, em especial tendo a boa reputação que conserva — algo essencial para golpistas se passarem por ela para aplicarem estelionatos.

Publicidade

Divulgado pela Intego, o golpe da vez usa uma página falsa da Mac App Store para levar o usuário a outro site e, possivelmente, aplicar phishing (ludibriar a pessoa para que ela entregue dados achando que o está fazendo para uma empresa legítima). Como podemos ver abaixo, a página mistura elementos reais dos sites da Apple com outros totalmente estranhos.

O botão de download verde destoa completamente da página original, além da fonte da média das avaliações diferir daquela usada pela empresa — sem contar a escrita “Mac App Downloads”. Ao clicar no botão, várias maneiras de o golpe ser aplicado poderão ser executadas — seja por phishing, como dito, ou fazendo download de algum arquivo malicioso.

O próprio conteúdo do app já revela que ele jamais poderia ser aprovado na App Store, por conter a palavra “torrent”. Isso, porém, poderia atrair um usuário desavisado procurando justamente o que nunca encontrará na loja de apps oficial, que também pode não ter tanto conhecimento sobre a página oficial.

Publicidade

Assim, ao achar alguma página supostamente fidedigna na internet, é bom fazer a “engenharia reversa”. Ou seja, ir na App Store, do modo que é sempre feito, e procurar pelo aplicativo. Se ele não for encontrado, é sinal de que o site não deve ser legítimo.

Mesmo quando o app não é malicioso, mas não está na Mac App Store, vale a pena entrar no site principal do desenvolvedor e se certificar de que é a página real antes de clicar em qualquer link. 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple afirma que corrigirá bug com copiar/colar no iOS 16 [atualizado]

Próx. Post

Óculos de AR com ActiveLook agora se integram ao watchOS 9

Posts Relacionados