Hoje, o Instagram anunciou novidades focadas em valorizar conteúdos originais, bem como facilitar as coisas para aqueles que utilizam a rede social para vendas.
Os recursos foram explicitados pelo chefe da rede, Adam Mosseri, em uma publicação no Twitter:
Mosseri explicou que conteúdos originais terão maior prioridade nos feeds, em detrimento, por exemplo, de reposts e afins. Segundo Mosseri, essa é uma forma de valorizar as produções de pessoas que criam do zero, dando mais crédito a elas.
Ainda, a função de marcação de produtos estará disponível para todos os usuários com o perfil aberto. Com ela, é possível identificar fotos com objetos que estão sendo vendidos. Assim, basta clicar e realizar a compra do que esteja sendo anunciado. Antes apenas disponível para alguns perfis, trata-se de um recurso bem útil para lojas e pequenos comerciantes.
Além disso, haverá a possibilidade de escolher uma categoria para o perfil, que aparecerá onde ele for marcado. Dessa forma, poder-se-á escolher opções que retratem melhor a atividade do usuário, como fotógrafo, estilista, entre outros.
As adições seguem a linha recente do Instagram, que vem se distanciando da ideia principal de ser um app de publicação de fotos.