O melhor pedaço da Maçã.

Steve Jobs usou os Beatles como inspiração para o Macintosh

MacRumors
Steve Jobs e Macintosh

Não é novidade que Steve Jobs, cofundador da Apple, tinha uma personalidade bastante particular — e mais uma prova disso foi uma inspiração não tão usual para um produto de tecnologia que ele usou e passou para a equipe que desenvolveu o Macintosh: os Beatles!

Publicidade

A revelação desse elemento do processo de desenvolvimento do computador foi feita pelo designer, desenvolvedor e gerente de restaurantes Clement Mok, que estava no time responsável pela criação da máquina. Ele comentou sobre essa época da sua trajetória profissional em uma entrevista aoWWD ao ser um dos vencedores dos National Design Awards.

Mok afirmou que as suas criações preferidas são o seu “primeiro filho”, o Macintosh, e o seu último filho, o restaurante Sugarfish Sushi. Segundo ele, a direção de design tomada pelo time de mais de 100 pessoas desenvolvendo o computador, 7 delas dedicadas ao design, era “qualquer uma que Jobs gostasse”, tendo sido criadas centenas de versões com diferentes desenhos.

“De um jeito estranho, era como uma doutrinação sobre design para mim como um praticante. Não era pelo que parecia. Era sobre um sentimento. A melhor maneira de descrever isso vem de Steve Jobs”, disse ele. Mok contou que o cofundador da Maçã falou “O que eu quero é como os Beatles. Os Beatles inicial, não o mais novo”.

Publicidade

Ante essa descrição, o designer e o restante da equipe ficaram sem entender exatamente o que Jobs queria dizer com essa referência. Ele destacou, porém, que a ideia central era ter garra, energia e alma no processo de desenvolvimento para atingir o “conceito Beatles”.

Quando eu falo com pessoas da Apple e como elas pensam sobre design, esse núcleo ainda está lá. E você não consegue expressar exatamente, mas o cuidado deles com detalhes e com a criação daquela experiência e o fator de surpresa criam o impacto emocional. Nesse momento, a Apple é uma marca de moda.

Ele ressaltou, ainda, como marcas de estilo de vida e de produtos para casa também podem ser consideradas de moda, além de como as pessoas, hoje em dia, preferem se cercar de eletrônicos e decoração doméstica a tecidos. Mok também afirmou ter levado para o mercado dos restaurantes, no qual trabalha atualmente, a simplicidade e eficiência que aprendeu no mundo da tecnologia.

O designer presente na equipe do Macintosh recebeu o prêmio dos National Design Awards na categoria Design Digital. Outra pessoa a vencer a distinção foi Arem Duplessis, atualmente diretor criativo de grupo na Apple, que levou um prêmio na área de design de comunicação.

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeo: mais 10 novidades bacanas do watchOS 10!

Próx. Post

Após Google, Samsung pressiona Apple a adotar RCS no iMessage

Posts Relacionados