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Alguns parceiros da Apple não podem incluir pagamentos externos em apps

The Verge
App Store

Nem todos os apps são elegíveis para obter o direito de adicionar um link que redireciona para compras externas no iOS/iPadOS. Chamado pela Apple de StoreKit External Purchase Link Entitlement, a novidade entrou em vigor nesta semana como cumprimento do resultado do julgamento do caso entre a Maçã e a Epic Games, que teve seu possível último desdobramento recentemente.

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De acordo com o documento [PDF] que detalha as mudanças promovidas na App Store para se adequar às determinações judiciais (que valem apenas para os Estados Unidos, cabe recordar), os softwares que participam do Programa de Parceiros de Vídeo (Video Partner Program) e Parceiros de Notícias (News Partner Program) da App Store não poderão obter o direito.

Com membros que incluem Globoplay, Claro, HBO Max e Amazon Prime Video, o Programa de Parceiros de Vídeo diminui para 15% a taxa cobrada por compras internas caso os aplicativos implementem uma forte integração com o ecossistema da Apple — ou seja, caso adotem recursos como Pesquisa Universal, AirPlay e também estejam presentes no aplicativo Apple TV dos sistemas da empresa.

De maneira semelhante, os Parceiros de Notícias se qualificam para uma taxa de 15% caso implementem um formato de exibição de notícias específico (o Apple News Format) e forneçam seus conteúdos para o Apple News. Como as notícias podem exibir publicidade, 100% da receita gerada através dos anúncios também fica com os editores — uma “regalia” em relação aos não parceiros.

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Como a taxa paga por esses parceiros é bem menor que a comissão padrão de 27% cobrada para empresas que não são participantes do Programa da App Store para Pequenas Empresas (App Store Small Business Program) por compras usando o link para pagamentos externos, pode ser pertinente questionar o que motiva essa proibição. Por que uma empresa que paga uma taxa de 15% adicionaria um link para um pagamento que lhe cobraria uma comissão quase duas vezes maior?

Pode ser que a resposta para isso esteja na dificuldade que a Apple terá para auditar essa “nova” modalidade de pagamentos. Cabe destacar que a própria empresa ressaltou que será muito difícil garantir a coleta dessa comissão — o que significa que ela pode temer algum tipo de “maracutaia” por parte desses parceiros, que já recebem certos benefícios.

via TechCrunch

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