O melhor pedaço da Maçã.
Elon Musk e Steve Jobs

Steve Jobs vs. Elon Musk: um comparativo entre dois ícones da inovação mundial

Steve Jobs e Elon Musk são dois dos maiores nomes da inovação tecnológica e empresarial do nosso tempo. Cada um deles tem/tinha uma abordagem única, visão de negócios, perfil inovador e impacto. Ambos conseguiram transformar seus respectivos campos, mas eles fizeram isso de maneiras muito diferentes.

Publicidade

Obviamente que toda comparação é imperfeita e desperta as paixões de fãs, mas neste artigo procurei analisar os dois ícones quanto a aspectos práticos relacionados à sua atuação.

Liderança

Steve Jobs era conhecido por seu estilo de liderança controverso, exigente e muitas vezes abrasivo. Ele exigia excelência absoluta da sua equipe e não se contentava com nada menos que perfeição.

Sua abordagem era autoritária, com foco claro na visão do produto. Esse estilo de liderança, se é que se pode chamar de “liderança” mesmo, permitiu que ele transformasse a Apple em uma das empresas mais bem-sucedidas do mundo, mas também lhe rendeu críticas por sua dureza. Talvez um líder mais humano não teria provocado inovações tão interessantes, mas certamente teria ferido menos pessoas.

Publicidade

Em contrapartida, Elon Musk aparentemente tem um estilo de liderança mais colaborativo. Ele é conhecido por trabalhar ombro a ombro com suas equipes, muitas vezes pulando nas trincheiras para resolver problemas técnicos. Musk também é exigente, mas seu estilo parece mais como um companheiro de equipe empurrando para o sucesso compartilhado, em vez do estilo ditatorial que Jobs frequentemente empregava.

Por outro lado, o fundador da Tesla teve comportamentos bem discutíveis, como demissões em massa sem preocupação com as pessoas, políticas coercitivas ao assumir o Twitter, críticas infundadas ao trabalho remoto e apologia ao trabalho desenfreado e sem controle.

Visão de negócios

A visão de negócios de Jobs era focada na interseção entre a tecnologia e a arte. Ele buscava criar produtos que não apenas incorporassem a mais recente tecnologia, mas também fossem esteticamente agradáveis e fáceis de usar. A Apple sob Jobs era meticulosa quanto ao design e essa atenção aos detalhes ajudou a definir a marca.

Publicidade

Para Jobs, era preferível sacrificar a usabilidade em prol da beleza em seus produtos. Esse perfil tornou seus aparelhos apaixonantes, mas de vez em quando gerou alguns problemas de custo para a empresa e até de utilização, como o famoso caso da antena do iPhone 4.

A visão de negócios de Musk é mais focada na resolução de problemas globais através da tecnologia. Seja tentando tornar o transporte mais ecológico com a Tesla, revolucionar os pagamentos digitais com o PayPal ou colonizar Marte com a SpaceX, Musk está sempre tentando empurrar os limites da tecnologia para resolver os maiores desafios da humanidade.

Ele parece menos próximo do produto e mais próximo do seu benefício amplo final. Essa forma de enxergar diminui seu foco e, em muitos casos, sua eficácia, levando a decisões ilógicas e comprometedoras — como a compra do Twitter ou os problemas de fornecimento enfrentados pela Tesla.

Perfil inovador

Tanto Jobs quanto Musk são incríveis inovadores.

Publicidade

Jobs foi responsável por uma série de inovações, incluindo o Macintosh, o iPod, o iPhone e o iPad. Cada um desses produtos revolucionou seus respectivos mercados. Criar produtos que pudessem revolucionar o mercado, empoderar pessoas e surpreender pela facilidade do uso eram as obsessões do cofundador da Apple.

Musk, entretanto, é um inovador em múltiplos campos. De carros elétricos a foguetes reutilizáveis, passando por túneis de alta velocidade e implantes cerebrais, Musk está constantemente empurrando os limites da inovação tecnológica. Aparentemente, para ele, vale mais a inovação per si que onde ela se localiza. Embora esse comportamento aumente sua abrangência em relação, diminui a sua capacidade de criar de maneira consistente e sequencial.

Impacto

O impacto de Jobs e Musk é indiscutível.

Jobs transformou a maneira como interagimos com a tecnologia, fazendo dela uma parte integrante das nossas vidas diárias. Ele fez da tecnologia algo belo e desejável, não apenas útil. Sem contar que ele enxergou, antes de todos da sua época, que os computadores iriam fazer parte da vida diária e comum das pessoas, de tal forma que criou um verdadeiro computador de bolso com o iPhone.

Musk está tentando resolver alguns dos maiores problemas do mundo. Seja mudando a forma como nos movemos com a Tesla e o Hyperloop, redefinindo o futuro da humanidade com o projeto de colonização de Marte (da SpaceX) ou trabalhando na interação entre humanos e AI com a Neuralink, Musk está moldando o futuro de maneiras que poucos outros são capazes. Provavelmente suas provocações tenham um papel de mudança no mundo por muito tempo.

Conclusão

Ambos os líderes são conhecidos por sua visão audaciosa, disposição para correr riscos e implacável busca pela inovação. No entanto, suas abordagens para liderança, inovação e visão de negócios são fundamentalmente diferentes.

Jobs era mais focado no produto, enquanto Musk é mais focado na resolução de problemas globais; Jobs era um ditador estético, enquanto Musk é um colaborador pragmático.

Cabe destacar, ainda, que Jobs dificilmente se engajaria ou pronunciaria tanto no campo político como Musk faz. Steve, embora megalomaníaco, vaidoso e egocêntrico, era discreto ao se posicionar sobre tópicos além da sua área de atuação, embora fosse polêmico ao se pronunciar sobre tecnologia, inovação e especialmente seus concorrentes e produtos.

Uma curiosidade que carrego é sobre como os dois líderes se relacionariam caso Jobs não tivesse falecido prematuramente. Seriam os dois amigos? Teria Musk buscado Jobs como mentor? Seriam opositores, fazendo declarações polêmicas um sobre o outro? Isso, infelizmente, nunca saberemos.

No final, tanto Jobs quanto Musk têm seus próprios estilos únicos de liderança e inovação. Cada um deles deixou uma marca indelével no mundo da tecnologia e do empreendedorismo — e ambos continuarão a influenciar futuras gerações de inovadores.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Hollywood sob piquetes é primeiro desafio de fogo do Apple TV+

Próx. Post

O que é uma tela Retina?

Posts Relacionados