Um estudo recente feito pela SquareTrade — empresa que vende extensão de garantia para eletrônicos nos Estados Unidos — revela que o iPhone possui maior confiabilidade, quando comparado com os seus principais concorrentes na terra do Tio Sam.
O estudo foi feito com base em alguns critérios, entre eles a taxa de defeitos após 12 meses de uso (ou desde a data de compra), probabilidade de problemas baseados em categorias e a distribuição de defeitos por 100 ocorrências. Em todos eles, o celular da Apple se saiu melhor, com os menores índices de defeitos em todos os casos.
No total, cerca de 15 mil aparelhos de clientes da Apple, Research In Motion e Palm foram avaliados nesse levantamento. Por meio deles, foi possível observar que, após 12 meses de funcionamento, apenas 5,6% dos iPhones apresentaram algum tipo de problema, contra 11,2% dos BlackBerries e 16,2% dos Treos.
Já com dois anos de uso, a probabilidade de ocorrência de problemas é um pouco maior: cerca de 11,3% dos aparelhos da Apple, contra 14,3% da RIM e 21% da Palm. Problemas relacionados à bateria atingiram menos de 0,5% nos iPhones e cerca de 1% dos BlackBerries e Treos. Por outro lado, falhas relacionadas à tela multitouch dos celulares da Maçã são a causa de 32% das ocorrências deles.
A SquareTrade afirmou também que o iPhone é mais propenso a acidentes, em especial por ser escorregadio. Cerca de 12% dos problemas relatados estão relacionados a descuidos, como quedas ou derramamento de líquidos. Além disso, a probabilidade de ocorrerem problemas por conta de falhas do software também é maior no celular da Apple.
O estudo completo da empresa sobre o assunto pode ser conferido abaixo:
[Dica do Luis Wasserman, obrigado!]