O melhor pedaço da Maçã.
Kuznetsovedit / Shutterstock.com
Caixas de iPhones

Base instalada de iPhones ultrapassa a de Androids nos EUA

No trimestre passado, a Apple conseguiu o feito inédito de ter uma base ativada de iPhones maior do que a de smartphones Android nos Estados Unidos. Os dados, divulgados pelo Financial Times, são da Counterpoint Research.

Publicidade

Os números são baseados em smartphones em uso — que corresponde à “base instalada ativa”. Essa é uma categoria mais ampla e significativa do que o market share de vendas, o qual flutua de trimestre para trimestre de acordo com o número de aparelhos comercializados pelas empresas.

Assim, a base instalada ativa considera a retenção de usuários existentes e o número de novos clientes — sejam aqueles que adquirem um aparelho novo ou usado, já que em ambos os casos os dispositivos contarão na base instalada ativa.

Não é que estejamos vendo um grande ano em que a Apple aumenta sua participação de mercado em 10% ou 15%, mas há essa queima lenta em que eles discretamente conquistam mais participação a cada ano.

Ben Wood, analista da CCS Insight

Vale notar que os smartphones com Android começaram a ser vendidos em 2008, um ano após o lançamento do iPhone, e ultrapassaram a base instalada do iOS em 2010 nos EUA. Nos três anos anteriores, a Apple nunca esteve perto de abocanhar metade da base instalada ativa, já que o mercado americano era dominado por Nokia, Motorola, Windows e BlackBerry.

Publicidade

Atualmente, cerca de 150 outras marcas de smartphones usam o sistema operacional do Google — e a base instalada ativa é liderada por fabricantes como Samsung e Lenovo nos EUA.

Os sistemas operacionais são como as religiões — nunca [têm] mudanças significativas. Mas, nos últimos quatro anos, o fluxo foi consistentemente do Android para o iOS. Esse é um grande marco que pudemos ver replicado em outros países ricos em todo o mundo.

Jeff Fieldhack, diretor de pesquisa da Counterpoint

Globalmente, vale notar, a Apple ultrapassou a marca de 1 bilhão de iPhones ativos em 2020. No começo deste ano, a própria Maçã disse que possui mais de 1,8 bilhão de dispositivos (iPhones, iPads, Macs, Apple Watches e Apple TVs) ativos globalmente.

iPhones 13 Pro e 13 Pro Max
Comprar iPhone 13 de Apple Preço à vista: a partir de R$4.949,10
Preço parcelado: a partir de R$5.499,00 em até 12x
Cores: azul, rosa, meia-noite, estelar, verde ou (PRODUCT)RED
Capacidades: 128GB, 256GB ou 512GB

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Tom Hanks lança jogo Hanx101 Trivia no Apple Arcade

Próx. Post

Funcionários de Apple Store em Oklahoma miram sindicalização

Posts Relacionados