O melhor pedaço da Maçã.

Fraude: app de criptomoedas para iOS é acusado de ter roubado R$603 mil

Infelizmente, golpes envolvendo aplicativos falsos e/ou fraudulentos que passaram pelo processo de revisão da App Store continuam pintando por aí. Agora, outro caso do tipo foi relatado, mais uma vez relacionado a criptomoedas e a uma alta quantia de dinheiro perdida.

Publicidade

O desenvolvedor de apps financeiros George Burke afirmou que um app para iOS chamado Leather Wallet & Hiro Bitcoin roubou 38.000 unidades monetárias da criptomoeda Stacks, o equivalente a mais de R$603 mil. Ele publicou até mesmo um link com detalhes sobre a transação, embora não tenha ficado claro se a vítima teria sido ele ou algum cliente; Burke, porém, pediu ajuda para recuperar o valor.

Prestem atenção. Este golpe DENTRO da App Store da Apple roubou 38.000 STX após a importação. @muneeb, por favor avise a comunidade @Stacks.

Nas respostas ao post, outras pessoas deram detalhes sobre outros golpes, além de haver relatos semelhantes. Uma inclusive chegou a dizer que a fraude existe e vem sendo denunciada por muitos há algum tempo, mas que a Apple não estaria respondendo. Outros afirmaram que a ferramenta para desenvolvedores focados em Bitcoins Hiro — cujo nome é usado no app de forma fraudulenta — também já teria entrado em contato com a Maçã.

De acordo com as informações, o aplicativo em questão foi aprovado pela App Store no final do mês passado e ele é desenvolvido por uma empresa chamada Huynh Gia Hai Service Construction Trading One Member Company Limited, que não aparenta ter mais nenhum app na loja. A descrição do software afirma que se trata de uma carteira de Bitcoins para armazenar e gerenciar, de forma “segura”, ativos digitais.

Publicidade

Como notado pelo iMore, a fraude parece ser bem estruturada, na medida em que o app conta com muitas avaliações positivas, com uma média de 4,9 estrelas e um total de 215 avaliações. As 10 mais recentes, porém, foram publicadas no mesmo dia e por pessoas com nomes no mínimo muito peculiares, além de dizerem quase a mesma coisa, elogiando o app — indícios que são falsas.

Há algumas avaliações de apenas uma estrela, embora não seja possível ler o seu conteúdo, com a “dominação” das avaliações potencialmente falsas. A situação põe em jogo a confiabilidade do sistema de revisão e controle de avaliações da App Store — especialmente com a Apple ressaltando esse ponto ante as mudanças promovidas em razão da Lei dos Mercados Digitais (Digital Markets Act, ou DMA), da União Europeia.

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple Vision Pro é usado pela 1ª vez em uma cirurgia no Reino Unido

Próx. Post

Leilão da Receita Federal em Salvador tem lote com 45 produtos da Apple

Posts Relacionados