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A pedido da Amazon, Apple retira Fakespot da App Store

O aplicativo analisava comentários falsos em produtos da Amazon
Fakespot

O Fakespot é uma extensão para navegadores e também um aplicativo para iOS que tenta analisar e eliminar avaliações falsas de produtos da Amazon. De uma hora para outra, a empresa teve seu aplicativo para iPhone e iPad removido da App Store — a pedido, vejam só, da própria Amazon.

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A Amazon diz estar preocupada com uma atualização do Fakespot que, teoricamente, poderia estar explorando o seu site e roubando dados de seus clientes. A última atualização do app ocorreu no início de junho e, por volta de meados do mês, a Amazon deu início a um aviso de remoção.

O The Verge conversou com o fundador do Fakespot, Saoud Khalifah, o qual disse que o app foi removido hoje, sem nenhuma explicação prévia por parte da Apple. O aviso chegou algumas horas depois em um email curto, no qual a Apple lamentou que a situação não pudesse ser resolvida amigavelmente e que o Fakespot agora havia sido removido da App Store.

“A Apple nem mesmo nos deu a capacidade de resolver isso”, disse Khalifah. “Acabamos de dedicar meses de recursos, tempo e dinheiro a esse aplicativo.”

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Já a Amazon argumenta que o Fakespot violou a diretriz 5.2.2 da App Store, que diz:

Sites/serviços de terceiros: se seu aplicativo usa, acessa, monetiza o acesso ou exibe conteúdo de um serviço de terceiros, certifique-se de que você tem permissão específica para fazê-lo de acordo com os termos de uso do serviço. A autorização deve ser fornecida mediante solicitação.

A Amazon também diz que o Fakespot injeta códigos em seu sites, os quais podem abrir a porta para ataques cibernéticos contra os dados de usuários, incluindo emails, endereços, informações de pagamento e histórico de pesquisas. Sobre todas essas informações, a Amazon argumenta que não sabe ao certo se e como elas são usadas pelo Fakespot.

Por sua vez, o Fakespot diz que, de fato, injeta códigos no site para que possa indicar a veracidade dos reviews/comentários, mas que não há qualquer vulnerabilidade nisso. Ele inclusive argumenta que aplicativos de cupons não parecem ser um problema para a Amazon, mesmo realizando ações similares.

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Os desenvolvedores do Fakespot ainda apontaram que a Amazon comprou resultados de pesquisa para a palavra-chave “Fakespot” na App Store, justamente para evitar que os usuários encontrassem o aplicativo.

Em um comunicado, a Amazon disse:

O aplicativo em questão fornece aos clientes informações enganosas sobre nossos vendedores e seus produtos, prejudica os negócios de nossos vendedores e cria riscos de segurança potenciais. Agradecemos a análise da Apple deste aplicativo em relação às diretrizes da App Store.

A Amazon afirmou que audita regularmente empresas que tentam rotular comentários falsos e afirma que 80% das avaliações classificadas pelo Fakespot estavam incorretas. A Amazon ainda sugere que as avaliações feitas por ela mesma são muito mais confiáveis, e que analisa 30 milhões delas a cada semana.

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O fundador do Fakespot, por sua vez, declarou que “a Amazon está disposta a intimidar pequenas empresas como a nossa que mostram as falhas em sua empresa” e sugere que ela deve ter percebido a popularidade do seu serviço — que acumulou 150 mil downloads na App Store, sem gastar nada em marketing.

A Amazon não confirmou se também irá tentar remover o Fakespot da Play Store, uma vez que o app para Android não é atualizado desde 2019.

Khalifah afirma que a empresa está buscando maneiras legais de retornar à App Store, pois acredita que as vendas digitais por meio de smartphones são o futuro. Continuaremos acompanhando esse caso.

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