O melhor pedaço da Maçã.

Chip “A16” manterá litografia de 5nm e “M2” passará para 3nm, diz leaker

Segundo as fontes, a família M1 poderá ainda ganhar mais um integrante
ScreenRant
Ilustração do chip "A16 Bionic"

Entre os chips da Apple, todas as atenções atualmente estão voltadas para as características do vindouro “A16 Bionic”, que há de equipar a próxima geração dos iPhones (ou parte dela), e para o sucessor da família M1. Pois hoje, a conta do Twitter @ShrimpApplePro trouxe algumas — possíveis — informações sobre o planejamento da Maçã.

Publicidade

Citando fontes “razoavelmente confiáveis”, mas alertando que as especulações devem ser encaradas com algum ceticismo, o leaker afirmou que o chip “A16” deverá manter a litografia de 5 nanômetros já utilizada desde o processador A14 Bionic, de 2020. As melhorias estariam em outros aspectos do chip, como maior capacidade de processamento, RAM LPDDR5 e gráficos melhorados.

De qualquer forma, caso confirmado, isso representaria um “atraso” no cronograma de avanços da Apple: já há quase uma década, a Maçã diminui a litografia dos seus chips para iPhones a cada duas gerações. A cadeia de rumores apontava, inclusive, que o “A16” poderia chegar com arquitetura de 4nm, mas as informações mais recentes contradizem essa perspectiva.

O grande salto da Apple em termos de litografia, segundo o leaker, ocorrerá no vindouro chip “M2” (o nome ainda não está definido, segundo ele). De acordo com as fontes, o processador terá litografia de 3 nanômetros e será fabricado no processo denominado TSMCFF3, da TSMC, parceira usual da Maçã, com arquitetura ARMv9.

Publicidade

A chegada do “M2”, entretanto, não representará o fim da linha para a família M1: ainda segundo o leaker, a Apple deverá apresentar um membro final para a família dos chips, possivelmente chamado “M1X” — e talvez destinado ao vindouro Mac Pro com Apple Silicon. Sim, sabemos que a Apple chamou o M1 Ultra de “último membro da família M1”, mas já comentados que talvez esse não seja o caso.

Segundo as informações, o “M1X” terá sua arquitetura baseada no A15 Bionic, mais recente, com núcleos mais avançados de performance (os chamados “Avalanche”) e de economia de energia (os “Blizzard”) — os chips M1 atuais têm arquitetura baseada no chip A14, com núcleos “Icestorm” e “Firestorm”.

Resta, agora, aguardar para sabermos se os dados estão corretos. O segundo semestre já está batendo à porta!

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MacMagazine no Ar #477: Apple Music mais caro, headset de AR/VR, Tela Sempre Ativa no “iPhone 14 Pro” e muito mais!

Próx. Post

Funcionários de fornecedora da Apple na China se rebelam novamente

Posts Relacionados