O melhor pedaço da Maçã.

WhatsApp, Instagram e Facebook são os apps mais presentes nas telas iniciais de brasileiros

A pandemia e as eleições influenciaram o ranking
Tilt
Ícones do WhatsApp, do Facebook e do Instagram

Não era muito difícil imaginar esse cenário, mas está aí: de acordo com uma pesquisa da Panorama Mobile Time/Opinion Box, o WhatsApp, o Instagram e o Facebook são os apps que mais habitam as telas de início de iPhones e Androids — sim, Mark Zuckerberg comanda o Top 3 no Brasil. A ordem entre eles, porém, mudou.

Publicidade

O WhatsApp já estava na liderança e lá permaneceu, com 56% das pessoas dizendo que têm o app em suas telas de início; o Instagram, contudo, passou o Facebook pela primeira vez para se tornar o segundo mais popular nas telas iniciais, com 45% — o Facebook ficou com 43%.

Confira, abaixo, os 26 aplicativos que mais habitam os nossos smarphones:

Apps mais populares na tela inicial de brasileiros

Segundo o Mobile Time, o Telegram também teve um crescimento significativo de 5 pontos percentuais em um ano, passando a ocupar a 20ª posição no ranking (com 7%).

Publicidade

Já o TikTok, que havia dado um salto recentemente, manteve sua posição no meio do ranking (em 13º lugar), presente nas home screens de 8% dos aparelhos; no comparativo anual, contudo, ele foi o app que mais ganhou participação, pois no fim de 2019 sequer aparecia entre os mais populares.

Por outro lado, quem despencou no ranking foi o Uber, que caiu de 17% para 12% (da 4ª para e 6ª posição do ranking) — reflexo, é claro, da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19).

Já o app criado para o cadastro do auxílio emergencial e outro dedicado ao FGTS, que estavam no ranking na edição passada da pesquisa, não aparecem mais.

Publicidade

Por fim, vale a observação de que o e-Título entrou no ranking pois a pesquisa foi realizada durante o período eleitoral (entre os dias 6 e 23 de novembro, com 2.003 brasileiros) — agora, com o fim das eleições, muito provavelmente o aplicativo sumirá das telas inicias alheias até 2022. 😛

Aos interessados, a pesquisa completa pode ser baixada nessa página.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Snapdragon 888 perde pro A14 Bionic em benchmarks

Próx. Post

Facebook coleta *todos* os tipos de dados listados pela Apple

Posts Relacionados