O melhor pedaço da Maçã.

Apple pode ter cancelado o desenvolvimento do seu modem 5G

Ilustração de modem da Apple

Já há bastante tempo, acompanhamos aqui os esforços da Apple em torno do desenvolvimento do seu próprio modem 5G, o qual é (ou era) esperado para debutar em futuros iPhones e até Macs.

Publicidade

Um novo rumor, porém, aponta que a Apple está abandonando seus planos de produzir o componente após uma série de dificuldades que a companhia alegadamente enfrentou com o projeto.

As informações foram divulgadas pelo leaker identificado como yeux1122 no blog Naver, com base em fontes anônimas.

Isso é de uma fonte relacionada à empresa.

Diz-se que a Apple entrou na fase de reorganização do investimento contínuo no seu próprio departamento de desenvolvimento de modem 5G nos últimos anos.

Ou seja, as tentativas de instalá-lo no iPhone SE de 4ª geração ou de desenvolver seu próprio modem parecem ter falhado e deverão ser completamente eliminadas.

Caso as informações procedam, isso não representaria a primeira (e nem a última, provavelmente) vez que a Apple interrompe planos relacionados a novos componentes ou produtos. No entanto, neste caso, isso parece improvável para o modem 5G.

Publicidade

Isso porque, ainda que existam muitos obstáculos técnicos — e até burocráticos (royalties, patentes, etc.) — para qualquer empresa que projete um modem 5G, a Apple vem trabalhando no seu componente há bastante tempo. Sem contar, claro, o investimento multibilionário até agora (como a aquisição de toda uma divisão da Intel). Ademais, os prospectos, ainda que demonstrassem certas barreiras, era de um amplo uso da tecnologia.

Em junho do ano passado, o analista Ming-Chi Kuo havia indicado que o desenvolvimento do modem havia falhado, insinuando que o processo já enfrentava barreiras — o que, de certa forma, foi comprovado em setembro deste ano, quando a Apple renovou sua parceria com a Qualcomm para o fornecimento de modems até 2026.

Ainda assim, o componente vinha sendo esperado. O jornalista Mark Gurman (da Bloomberg) apontou que a transição do modem da Qualcomm para o da Apple poderá começar no fim de 2025; a própria atual fornecedora do componente, porém, aposta em um cronograma mais otimista.

Publicidade

No fim, o fato é que todo grande empreendimento da Maçã passa por altos e baixos — haja vista os próprios chips Apple Silicon, cujo desenvolvimento teve início vários anos antes da apresentação do M1 — e isso não é diferente no caso do modem da companhia. Resta-nos continuar acompanhando para ver no que isso de fato dará.

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

★ Customer Experience: como o CX promove sucesso de uma empresa

Próx. Post

Apple paga à Arm menos de US$0,30 por cada dispositivo vendido

Posts Relacionados