O melhor pedaço da Maçã.

Meta é processada por burlar recurso de privacidade da Apple

rafapress / Shutterstock.com
Pessoa usando celular com o logo da Meta no fundo

A Meta está no centro de duas novas propostas de ações coletivas, as quais alegam que seus aplicativos para iOS, como o Facebook e o Instagram, burlaram a Transparência no Rastreamento em Apps (App Tracking Transparency, ou ATT) para continuar ilegalmente rastreando usuários sem permissão. As informações são da Bloomberg Law.

Publicidade

Desde o iOS 14.5, a ATT exige que os aplicativos para iOS somente rastreiem a atividade de usuários com a devida anuência. As ações, porém, alegam que a Meta está contornando esse recurso — com base em análises do desenvolvedor e ex-engenheiro do Google, Felix Krause.

Como informamos, Krause disse que o Facebook e o Instagram injetam um código personalizado em sites visitados pelos usuários — o qual permite que a Meta rastreie “qualquer coisa que você faça em qualquer site”. Isso vai além do rastreamento de publicidade regular e até inclui (teoricamente) a capacidade de capturar senhas digitadas em sites.

O processo alega, ainda, que o Facebook abre links da web em seu navegador embutido no aplicativo, em vez de usar o Safari ou qualquer que seja o navegador padrão do usuário. Ao fazê-lo, a ação diz que os dados coletados são usados para aumentar a receita de publicidade da empresa, contrariando a preferência do usuário.

Publicidade

Isso permite que a Meta intercepte, monitore e registre as interações e comunicações de seus usuários com terceiros.

A Meta não comentou publicamente o processo. No entanto, Krause apontou no seu relatório que a empresa reconheceu que monitora a atividade do navegador, mas negou a acusação de coleta ilegal de dados.

A Meta, vale notar, se opôs à ATT e revelou que o recurso teve um impacto de 13% em sua receita.

via Patently Apple

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como escolher um mostrador do Apple Watch para cada Foco

Próx. Post

Pixelmator Pro chega à versão 3.0 com novos recursos

Posts Relacionados