Todos sabemos que a App Store gera muito dinheiro para os desenvolvedores. Somente até o final do quarto trimestre fiscal da Apple, ela já tinha pagado cerca de US$6,5 bilhões para os criadores de apps.
Mas não são todos que ganham bem. Uma pesquisa realizada pela Canalys apontou que os 25 maiores desenvolvedores da App Store e do Google Play (loja de aplicativos do Android) embolsam metade da receita gerada nas duas, nos Estados Unidos. No total, US$60 milhões foram pagos a eles somente durante os 20 primeiros dias de novembro.
E mais: excluindo o Pandora, todos as outras empresas criam jogos. A pesquisa também constatou que Zynga, Electronic Arts, Disney, Rovio, Gameloft e outras desenvolvedoras geram receita a partir de diversos games diferentes.
A Zynga, por exemplo, tem 15 títulos na lista dos 300 aplicativos mais rentáveis para iPhone na App Store todos os dias, em média, e nove títulos na lista equivalente do Google Play. […]
Durante o período da pesquisa, os jogos representaram quase a metade dos 300 mais vendidos da App Store. Essa dominação acaba prejudicando os desenvolvedores de outros tipos de aplicativos, principalmente aqueles que ainda não são conhecidos.
Para eles, a Canalys recomenda que descubram como promover suas criações. “Dependendo do tipo de aplicativo, eles devem considerar descobrir a melhor forma de explorar as mídias sociais e recomendações, promoções e descontos estratégicos, acordos de branding e publicidade direcionada dentro de aplicativos”, disse Tim Shepeherd, analista sênior da Canalys.
[via TechCrunch]