O melhor pedaço da Maçã.

Apple remove centenas de apps de IA generativa da App Store chinesa

Qilai Shen/Bloomberg
Apple na China

A Apple começou a remover uma série de aplicativos de inteligência artificial generativa da App Store chinesa, incluindo aqueles que usam o famoso ChatGPT para funcionar. Como lembrado pelo TechCrunch, o país aprovou uma série de regras que buscam regular esse tipo de tecnologia, as quais deverão entrar em vigor exatamente daqui a duas semanas (15/8).

Publicidade

Além de remover os apps da sua loja, a Maçã está enviando um comunicado explicando o motivo da remoção para seus criadores. A empresa disse para os desenvolvedores do OpenCat — que também é baseado na ferramenta da OpenAI —, por exemplo, que o app foi removido da loja pois contem “conteúdo que é ilegal na China”.

De acordo com capturas de tela compartilhadas pelo usuário @foxshuo no Twitter X, mais de 100 apps do tipo já foram removidos da loja da gigante de Cupertino.

Um grande número de aplicativos de IA foi removido da App Store no país, devendo a Apple ter feito operações em lote em resposta aos requisitos de conformidade.

A Apple também aproveitou para lembrar que, com as novas regras, tecnologias de síntese profunda (deep synthesis technologies, ou DST) e serviços de IA generativa precisam agora cumprir uma série de requisitos para operar na China, incluindo uma licença do Ministério da Indústria e da Tecnologia da Informação do país asiático — algo que o ChatGPT, por exemplo, ainda não tem.

Embora ainda seja possível que essas ferramentas se regularizem e voltem a ficar disponíveis na China, ainda não se sabe quanto tempo isso poderá levar. Perguntada pelo TechCrunch, a Apple não comentou as remoções.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Chat oficial do WhatsApp com informações do serviço chega ao Brasil

Próx. Post

Leaker prevê “Apple Watch Series 9” rosa, Ultra mais escuro e novo iPad mini

Posts Relacionados