Hoje é o dia em que a pré-venda do Apple Vision Pro finalmente se iniciará; o headset de realidade aumentada/virtual chegará às lojas no dia 2 de fevereiro. Junto a isso, a Maçã já está pensando em mais usos para o dispositivo além dos que já vêm sendo repercutidos pelo time de marketing do aparelho.
O assunto foi tratado em um vídeo enviado a funcionários por dois executivos da empresa: Mike Rockwell (vice-presidente dedicado ao Vision Pro) e Alan Dye (vice-presidente de design de interfaces humanas da Maçã). Como ressaltado pela Bloomberg, eles discutiram o desenvolvimento do dispositivo, bem como áreas de potencial crescimento para o produto.
Ao ser perguntado sobre possíveis novos usos para o Vision Pro, Rockwell citou saúde, treinamento e educação como áreas principais. Cirurgiões, por exemplo, poderiam usar o headset durante procedimentos para visualizar informações importantes, de forma mais organizada do que em telas externas, como ocorre hoje em dia, aumentando até mesmo resultados para pacientes.
Técnicos e mecânicos de aeronaves seriam outro grupo que poderia tirar proveito do dispositivo, podendo usar o Vision Pro para obter treinamentos de alta qualidade de formas que não eram possíveis antes. Rockwell também mencionou que está bastante animado com o que poderão fazer em relação a aprendizado e educação, por ser um “superpoder” do headset.
Dois subordinados do executivo — um deles, inclusive, já foi da equipe do “Apple Car” — já estão explorando novas aplicações para o Vision Pro, como usos corporativos e para a educação. Algo interessante mencionado por Rockwell é a ideia de que o headset foi pensado como “uma ferramenta, não como um brinquedo”, de modo a ser algo voltado a produtividade e entretenimento de alto nível.
O sucesso da nova plataforma também dependerá da disponibilidade de aplicativos no visionOS. A Netflix, o YouTube e o Spotify, por exemplo, não oferecerão apps para o dispositivo, ao menos de início. Isso mostra os desafios da Apple para que o Vision Pro consolide-se no mercado e seja mais atrativo para os usuários.
Desconto para funcionários
Em um memorando enviado para funcionários nesta semana, a Apple informou que eles terão um desconto de 25% para comprar o Vision Pro, fazendo seu preço cair para cerca de US$2.600. A oferta é menor do que os 50% oferecidos com o lançamento do HomePod e do Apple Watch, embora o preço bruto seja muito maior no caso do headset.
Além disso, os funcionários já recebem costumeiramente um bônus de US$500 para gastar em Macs a cada três anos e poderão usá-lo para adquirir um Vision Pro. A empresa também reembolsará gastos com lentes de grau, necessárias para usar o produto, caso o usuário use óculos de grau ou lentes de contato.
O oferecimento desse desconto pode ser um sinal de que os estoques não estão tão apertados ante a demanda prevista para o aparelho. As vendas iniciarão apenas nos Estados Unidos — embora a Apple já planeje a expansão para outros países, de acordo com a Bloomberg — e executivos da empresa estão prevendo um forte início das vendas do Vision Pro.
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