O melhor pedaço da Maçã.

Malware para macOS está sendo distribuído como updates falsos do Chrome e do Safari

A forma como malwares estão sendo distribuídos está cada vez mais sofisticada. Já comentamos por aqui um deles, o Atomic macOS Stealer (AMOS) — capaz de roubar informações pessoais do dispositivo de uma pessoa e também arquivos da área de trabalho, pastas, nomes de usuários e senhas, por exemplo.

Publicidade

A novidade é que esse software malicioso está agora sendo distribuído diretamente dentro do Safari e do Google Chrome, como forma de supostas atualizações dos navegadores e usando uma cadeia de atualização rastreada como Clear Fake, vista anteriormente também em PCs rodando o Windows.

Ainda que a interface de atualização falsa do Safari deixe quase escancarado que se trata de um golpe, o mesmo não pode ser dito do Google Chrome, onde a coisa parece ser bem mais convincente.

Assim, usuários desavisados podem acabar caindo na armadilha e infectando os seus computadores com esse malware, que passa a ter acesso aos seus dados.

Publicidade

Para se proteger dessa (e de outras ameaças), procure sempre priorizar a instalação de aplicativos da Mac App Store e de desenvolvedores confiáveis, pelos seus respectivos sites oficiais.

Sobre as atualizações de navegadores como o Chrome, elas podem ser feitas diretamente nos ajustes do browser. No caso do navegador do Google, por exemplo, abra a tela de configurações, selecione “Sobre o Google Chrome” (na barra lateral esquerda) e veja se há alguma pendente.

Todo cuidado é pouco! 👨‍💻

via Malwarebytes

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Liberado um update bacana do nosso app para iOS, iPadOS e watchOS!

Próx. Post

Apple não teria planos de ressuscitar o Touch ID em iPhones

Posts Relacionados