A IDC anunciou hoje os resultados do seu estudo sobre o mercado de tablets no quarto trimestre de 2010, mostrando crescimento dos concorrentes do iPad em função das vendas de final de ano. A Apple, que tinha 93% das vendas em outubro, caiu para 73% no final de dezembro, enquanto a Samsung cresceu para 17% com o seu Galaxy Tab e outras empresas menores ficaram com os 10% restantes.
Mesmo assim, o iPad ainda está um uma posição forte que deverá ser mantida devido ao atraso da concorrência em colocar seus produtos mais recentes à venda. A IDC acredita que a Apple conseguirá manter uma parcela equivalente a até 80% do mercado nos próximos meses, mesmo com o iPad 2 brigando por usuários junto das ofertas de empresas como Samsung, Motorola, Research In Motion e HP.
No quarto trimestre de 2010, foram vendidos 10,1 milhões de tablets — 4,5 milhões a mais do que no terceiro trimestre. A maior parte das vendas ainda fica nos Estados Unidos, mas a Europa e algumas regiões da Ásia também foram destacadas pela IDC na pesquisa.
[via MacRumors]