O melhor pedaço da Maçã.

Estudo mostra que Siri ainda é a assistente digital mais popular, mas seus usuários a estão abandonando aos milhões

Ícone da Siri no macOS

Muito se fala sobre a funcionalidade — muitas vezes questionada — das indefectíveis assistentes digitais que moram nos nossos smartphones, tablets, computadores, smartwatches e alto-falantes inteligentes. Há quem diga que a tecnologia revolucionou a sua vida; outros afirmam que elas ainda precisam amadurecer bastante para tornarem-se minimamente úteis; ainda há a turma que classifica a tendência como uma mera onda que passará brevemente, como foram as TVs 3D ou o Google Glass.

Publicidade

Ainda é cedo para afirmar qual destas vozes provar-se-á a mais próxima da realidade futura; o fato é que temos números que podem ajudar a compreender qual o estado do mercado de assistentes virtuais hoje e, com isso, conjecturar possíveis destinos para o segmento. A firma de estatísticas Verto Analytics liberou um estudo bastante completo sobre o histórico recente do uso destas nobres senhoras e, a partir dele, chegamos a uma conclusão inevitável: a Siri está em queda livre — apesar de ainda ser a líder incontestável da parada.

Estudo sobre uso das assistentes digitais da Verto Analytics

Para isso, basta olharmos o número básico de qualquer mercado, que é o de usuários únicos mensais por mês. De acordo com o levantamento, a Siri atendeu a 41,4 milhões de requerentes sedentos por suas respostas meia-boca ao longo do mês de maio deste ano. O número ainda é quase duas vezes superior àquele registrado pela segunda colocada, uma surpreendente S Voice (da Samsung), que teve 23,2 milhões de usuários; ainda assim, representa uma boa queda se comparado à quantidade de usuários únicos obtida pela assistente da Maçã em maio de 2016: 48,7 milhões.

Publicidade

Pois é — em um ano, a Siri perdeu mais de 7 milhões de adeptos. A situação só não é mais aterradora porque, como um todo, o mercado das assistentes virtuais não está lá muito bem das pernas — contando todas as representantes do segmento, o uso desta tecnologia perdeu mais de 15 milhões de usuários entre novembro de 2016, seu ápice até o momento, e o último mês de maio.

Por outro lado, competidores fortes como a Alexa (da Amazon) e a Assistente Google vêm numa trajetória de subida natural, considerando seus lançamentos relativamente recentes. A moça da Amazon já subiu de 0,8 para 2,6 milhões de usuários na comparação ano-a-ano, enquanto a do Google — que está estranhamente dividida em várias de suas modalidades, como Google Home, Google Allo e Google Now launcher — foi de 4,5 milhões para 5,8 milhões no mesmo período.

Resta saber agora, claro, qual o impacto que o lançamento do HomePod trará a estes números — como bem se sabe, a explosão dos alto-falantes inteligentes está contribuindo bastante para a adoção das assistentes virtuais; a Apple, entretanto, já fez questão de posicionar seu mais novo dispositivo como um dispositivo primariamente de áudio que conta com a Siri como um recurso quase secundário. Portanto, só o tempo poderá dizer como esse mesmo gráfico se mostrará daqui a 365 dias.

via Apple World Today

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vamos ao nosso quarto compilado de screenshots do iOS 11!

Próx. Post

O atalho para a multitarefa com 3D Touch ainda existe no iOS 11, mas sob uma condição muito peculiar

Posts Relacionados