O melhor pedaço da Maçã.

Farrago 2 é lançado com mais de 50 novos recursos

Farrago 2

Em 2018, falamos sobre o Farrago, aplicativo para macOS cuja proposta é funcionar como uma espécie de mesa de som direto no computador. Agora, três anos após o lançamento, a Rogue Amoeba lançou a versão 2.0 do software, a qual chega com mais de 50 novos recursos, bem como dezenas de correções de bugs e outras melhorias.

Publicidade

Comecemos falando das novidades em termos de reprodução — que é o principal propósito do app. Chegaram ao app a possibilidade de pré-visualizar determinado áudio em uma saída secundária antes de executá-lo na principal, bem como opções e controles de fade mais poderosas, 20 novas músicas de amostra e uma coleção atualizada de efeitos sonoros.

Quando o assunto é busca, agora é possível pesquisar e baixar arquivos de som no banco de dados Freesound diretamente do app, bem como encontrar facilmente áudios já adicionados — tanto no conjunto exibido no momento quanto em todos os demais conjuntos. Também há uma integração com o Logic Pro, a qual permite usar os loops musicais do app da Apple diretamente no Farrago.

Outra boa novidade é no campo de edição, já que o app agora conta com um novo editor integrado que está disponível diretamente no Inspector. Por ele, é possível recortar sons para o áudio desejado e também aplicar os novos poderosos controles de fade já mencionados.

Publicidade

Os conjuntos também foram aprimorados com a chegada dos conjuntos inteligentes, os quais podem ser criados de forma automática com a definição de determinadas características — como quantidade de reproduções de cada áudio. Um conjunto inteligente denominado “Favoritos”, inclusive, é criado por padrão com todos os áudios favoritados.

Ainda falando em conjuntos, também passa a ser possível bloqueá-los para evitar alterações acidentais (eles podem ser desbloqueados para edição posterior), bem como abrir determinado conjunto em uma janela separada para acesso facilitado — neste caso, os atalhos de teclado funcionarão sempre para a janela de nível superior.

Também há a chegada de recursos mais avançados, como a integração com o Stream Deck da Farrago, suporte ao Open Sound Control (OSC), refinamentos na MIDI e uma série de integrações com o app Atalhos, as quais possibilitam automatizar algumas tarefas presentes no aplicativo.

Por fim, mas não menos importante, a Rogue Amoeba melhorou a interface do app, trazendo novidades como a possibilidade de adicionar um emoji a determinado áudio, de redimensiona-los horizontal e verticalmente e provendo suporte completo ao VoiceOver — recurso essencial em termos de acessibilidade.

Publicidade

Embora possa parecer muito, esse foi apenas um apanhado geral das novidades do Farrago 2, mas você pode ter uma visão mais detalhada de todas elas tanto nessa página quanto nas notas de lançamento da nova versão.

O Farrago 2 pode ser avaliado gratuitamente, mas após o período de testes é preciso comprar uma licença do app, a qual custa US$50. No entanto, se você já tiver adquirido uma licença de alguma versão anterior, é possível fazer upgrade para a nova por US$25.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Twitter Blue libera criação de tweets com até 10 mil caracteres

Próx. Post

Vídeo: saiba o que é o Contato de Legado do iCloud #dicadorei

Posts Relacionados