O melhor pedaço da Maçã.

Como ativar o Modo de Referência do iPad Pro

Além de recursos como o Organizador Visual (Stage Manager), o iPadOS 16 também trouxe outras funções igualmente bacanas. Uma delas é o chamado Modo de Referência (Reference Mode).

Publicidade

Com ele, usuários de iPads compatíveis podem usá-lo em seus fluxos de trabalho, em que as cores precisas e a qualidade de imagem são itens essenciais — como para quem faz edições profissionais de imagens, por exemplo.

Quando esse modo está ativado, a tela do iPad tem como alvo um ponto branco “D65” e desativa todos os ajustes disponíveis de tela, como o True Tone, o Brilho Automático e o Night Shift.

Além disso, o iPad Pro exibe cores de referência para os seguintes padrões de cores comuns e formatos de vídeo, com até 1.000 nits de pico de brilho para HDR e 100 nits de pico de brilho para SDR: “BT.709”, “BT.601 SMPTE-C”, “BT.601 EBU”, “sRGB”, “HDR10 BT.2100 PQ”, “BT.2100 HLG Dolby Vision Profile 8.4” e “Dolby Vision Profile 5”.

Publicidade

Sem mais delongas, veja a seguir como ativar e usar o Modo de Referência no iPad!

Requisitos

Para utilizar o Modo de Referência, você vai precisar de um iPad Pro de 12,9″ (5ª geração ou posterior) e que esteja rodando minimamente o iPadOS 16.

Como esse modo requer uma tela Liquid Retina XDR, o recurso não está disponível em outros modelos de iPads, nem mesmo os iPads Pro de 11″.

Como ativar o Modo de Referência

Abra os Ajustes, toque em “Tela e Brilho” e depois ative “Modo de Referência”.

Caso queira, você também pode ajustar manualmente o ponto branco e a calibragem da luminância. Para isso, toque em “Calibragem de Ajuste Fino”, no espaço ao lado de cada número e digite um valor. Depois, toque em “OK” para confirmar.

Se quiser voltar para os ajustes padrão depois, basta voltar à mesma seção e tocar em “Restaurar Padrões”.

Modo de Referência no Sidecar

Se você usa o seu iPad com o Mac através do Sidecar, saiba que o Modo de Referência também pode ser usado nesse caso. Para isso, basta ativar o modo no iPad (conforme mostramos acima) e, no Mac, selecionar uma predefinição de referência nos Ajustes do Sistema. Por fim, mova a janela do Mac para o iPad.

Publicidade

Bem bacana, não acham?! 😁


Comprar iPads Pro de Apple Preço à vista: a partir de R$8.819,10
Preço parcelado: a partir de R$9.799,00 em até 12x
Telas: 11 ou 12,9 polegadas
Cores: cinza-espacial ou prateado
Capacidades: 128GB, 256GB, 512GB, 1TB ou 2TB
Conectividade: Wi-Fi ou Wi-Fi + Cellular

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Qual teclado da Apple é compatível com o meu iPad?

Próx. Post

Modo Cinema: como gravar vídeos em 4K [iPhone]

Posts Relacionados