O melhor pedaço da Maçã.

Brasil foi o 3º país que mais solicitou dados de dispositivos à Apple no 1º semestre de 2022

Shutterstock.com
Apple e segurança

A Apple divulgou hoje um novo relatório de transparência [PDF] detalhando a quantidade de solicitações de dados dos usuários feitas por órgãos governamentais e de aplicação da lei entre os meses de janeiro e junho do ano passado. Os dados mostram que cerca de 92% das requisições de dados baseados em dispositivos na América Latina partiram do Brasil — que ficou em terceiro lugar no ranking dos países que mais realizaram solicitações.

Publicidade

O relatório da Apple detalha, primeiramente, o número de requisições de dados que são baseadas nos dispositivos de usuários — por meio do IMEI1International mobile equipment identity, ou identificação internacional de equipamento móvel. ou do ou do número de série do produto. Essas solicitações podem ter como objetivos prover assistência em relação a dispositivos perdidos ou roubados, ou até para colaborar com investigações relacionadas a fraudes, as quais podem envolver um ou mais aparelhos.

Nesta categoria, o relatório mostra que o Brasil realizou 3.759 requisições, as quais abrangeram um número de 15.370 dispositivos. Desse total, 3.375 (90%) foram bem-sucedidas — o que significa que a Apple analisou tais solicitações, concluiu que elas possuíam uma base legal válida e forneceu os dados relevantes às autoridades. Isso não aconteceu com as demais (10%), que foram rejeitadas pela análise centralizada da Maçã.

O Brasil ficou atrás apenas dos Estados Unidos (5.611 solicitações) e da Alemanha (11.999) no número de requisições, embora em alguns países um número menor de solicitações tenha abrangido um número maior de dispositivos. A China continental, por exemplo, acumulou uma quantidade de 1.481 requisições, mas elas abarcaram nada menos que 167.854 aparelhos!

Publicidade

Analisando a fundo as outras tabelas, é possível observar que o Brasil enviou 2 solicitações baseadas no ID financeiro dos dispositivos (para casos relacionados a suspeitas de fraudes, etc.), 2.135 relacionadas às contas (o que inclui problemas com o iCloud, backups, ID Apple, etc.), bem como 187 requerendo a preservação e apenas 1 relacionada a exclusão/remoção de contas.

Especificamente para os EUA, a Apple detalhou outros tipos de solicitações — incluindo, pela primeira vez, as que tiveram como base um determinado limite geográfico (geofence requests). Mesmo que o país tenha feito sete solicitações do gênero no período especificado, a empresa deixou claro que não possui dados para fornecer em resposta a esses mandados, os quais foram todos rejeitados.

via AppleInsider

Notas de rodapé

  • 1
    International mobile equipment identity, ou identificação internacional de equipamento móvel.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Do console ao bolso: os jogos AAA chegam aos iPhones!

Próx. Post

Promoções na App Store: ToonCamera, Cronômetro – HIIT Interval, Incredibox e mais!

Posts Relacionados