Um estudo publicado hoje pela empresa americana Urban Airship mostra que usuários de Android respondem até duas vezes mais notificações que os de iOS.
A base de dados analisada veio de quase 3.000 aplicativos os quais geraram 100 bilhões de notificações push enviadas a mais de 500 milhões de usuários espalhados pelo mundo, em 2014. A Urban Airship também classificou esses aplicativos em alta, média e baixa performance.
O gráfico abaixo mostra a média de engajamento de notificações entre aplicativos Android e iOS, separados por indústria. Destaque para as áreas de Negócios (Business) e Finanças (Finance), que têm uma taxa de engajamento próxima a 60% no Android:
Segundo o relatório, as taxas de resposta a notificações são maiores no Android devido à forma como o Google definiu a interação com elas. Os pushes recebidos ficam na tela de bloqueio até serem dispensados, sendo posteriormente transferidos para a barra superior de status uma vez que o dispositivo é desbloqueado.
No iOS, a forma como são tratadas as notificações é um pouco diferente. Quando o dispositivo é desbloqueado, as notificações são automaticamente encaminhadas para a Central de Notificações, onde são agrupadas por aplicativo e/ou ordem cronológica.
A Urban Airship fornece ferramentas e serviços capazes de criar e entregar notificações push aprimoradas, bem como relatórios sobre o uso desses recursos de volta para desenvolvedores de aplicativos móveis. Indico ler o relatório completo dela (em inglês).
[via AppleInsider]